MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PGR arquiva apuração sobre suposta rachadinha em gabinete do TJ/SP
Operação Churrascada

PGR arquiva apuração sobre suposta rachadinha em gabinete do TJ/SP

O procedimento analisava transferências bancárias realizadas por dois servidores do gabinete para contas do magistrado Ivo de Almeida.

Da Redação

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Atualizado às 11:20

A PGR determinou o arquivamento da investigação que apurava a prática de "rachadinha" no gabinete do desembargador Ivo de Almeida, do TJ/SP, afastado do cargo desde junho de 2024 em razão da Operação Churrascada. As informações foram publicadas no Blog do Fausto Macedo, do Estadão.

O procedimento analisava transferências bancárias realizadas por dois servidores do gabinete para contas do magistrado. As movimentações totalizaram R$ 641 mil entre fevereiro de 2016 e setembro de 2022.

Após a quebra de sigilos e diligências nos endereços dos servidores, a PGR concluiu que não há elementos suficientes para sustentar acusação criminal contra eles por suposta participação em esquema de repasse de salários. 

 (Imagem: Daniela Smania/TJ/SP)

Desembargador Ivo de Almeida, do TJ/SP.(Imagem: Daniela Smania/TJ/SP)

Em manifestação, a subprocuradora-geral da República Luiza Cristina Frischeisen afirmou que, embora houvesse indícios, os elementos reunidos não demonstraram "participação efetiva, consentimento ou anuência" dos funcionários.

"Conquanto existam indícios que, em tese, sugerem envolvimento colateral, tais elementos revelam-se insuficientes para demonstrar participação efetiva, consentimento ou anuência nos atos ilícitos apurados, razão pela qual não se vislumbra, neste momento, viabilidade para o oferecimento de ação penal."

O desembargador Ivo de Almeida foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República por corrupção passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa e advocacia administrativa. Esses pontos seguem em análise judicial e não são afetados pela decisão de arquivar a apuração específica sobre a suspeita de rachadinha.

O magistrado sempre negou as acusações.

O criminalista Átila Machado (Machado & Sartori de Castro Advogados), que representa o magistrado, considera que o arquivamento dessa parte da investigação enfraquece as demais acusações da PGR.

Machado & Sartori de Castro Advogados

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...