MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Coautor da Lei Magnitsky chama sanção contra Moraes de vergonhosa
EUA

Coautor da Lei Magnitsky chama sanção contra Moraes de vergonhosa

Democrata Jim McGovern disse que aplicação da norma ao ministro distorce sentido da lei.

Da Redação

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Atualizado às 15:32

O deputado democrata Jim McGovern, um dos coautores da Lei Magnitsky, classificou como "vergonhosa" a decisão do governo Donald Trump de aplicar a norma contra o ministro Alexandre de Moraes.

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, McGovern enviou nesta quarta-feira, 20, uma carta ao secretário do Tesouro, Scott Bessent, e ao secretário de Estado, Marco Rubio, em que alerta que o uso das sanções neste caso fere o propósito da legislação e ameaça sua integridade.

Criada para responsabilizar agentes envolvidos em violações graves de direitos humanos e corrupção, a lei, que leva o nome do advogado russo Sergei Magnitsky, foi expandida em 2016 para alcance global.

McGovern, autor da primeira versão e coautor da ampliação, lembrou que a norma não deveria ser utilizada para enfraquecer instituições democráticas de outros países.

"O uso de sanções GloMag neste caso contraria a intenção e o propósito da Lei Global Magnitsky, comprometendo assim sua integridade e enfraquecendo-a como instrumento de responsabilização por abusos de direitos humanos", disse o congressista.

Ele ainda criticou a narrativa de que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro seria "caça às bruxas", como sustentou Trump, ressaltando que a eleição de 2022 foi reconhecida por observadores internacionais como legítima.

Na carta, McGovern afirmou que o Brasil enfrentou uma ditadura entre 1964 e 1985 e que cabe aos Estados Unidos apoiar a democracia brasileira, não a enfraquecer.

O deputado acrescentou que a aplicação indevida da lei dá força a acusações de países como Rússia e China de que a legislação seria usada como ferramenta política, além de desrespeitar a memória de Magnitsky.

Ao final, McGovern pede que o governo norte-americano encerre as sanções, destacando que a Lei Magnitsky deve ser reservada a casos "autênticos de abusos e corrupção".

 (Imagem: Reprodução/Instagram)

Jim McGovern criticou aplicação da Lei Magnitsky a Alexandre de Moraes. (Imagem: Reprodução/Instagram)

No início do mês, o empresário britânico William Browder, idealizador da legislação, também condenou a sanção.

Em entrevista à BBC News Brasil, classificou a aplicação da Lei Magnitsky a Moraes como "abuso" e "distorção grave" de seu propósito.

"A Lei Magnitsky foi estabelecida para impor sanções a graves violadores de direitos humanos e cleptocratas em larga escala. Não foi criada para ser usada em vinganças políticas", disse.

Segundo Browder, a decisão do governo Trump ameaça a legitimidade de um dos principais instrumentos unilaterais de responsabilização internacional.

Ele advertiu que o caso representa um precedente perigoso, por comprometer a credibilidade da lei já adotada em mais de 35 países.

Outro lado

Diferentemente de McGovern e Browdes, o republicano Chris Smith, também coautor da versão global da norma, defende o uso de sanções contra Moraes, alegando que suas decisões violariam direitos humanos.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...