Regenera RS apoia projeto Black Sisters in Law no Rio Grande do Sul
Iniciativa liderada por Dione Assis, sócia do Galdino, Pimenta, Takemi, Ayoub, Salgueiro, Rezende de Almeida Advogados, vai oferecer apoio jurídico gratuito a populações vulneráveis atingidas pelas enchentes no Estado do RS.
Da Redação
terça-feira, 26 de agosto de 2025
Atualizado às 11:10
Após as enchentes no Rio Grande do Sul, um dos maiores desafios vai além de reconstruir prédios e ruas: é restaurar dignidade, pertencimento e justiça social. Essa é a missão do projeto desenvolvido pela Black Sisters in Law, rede global de advogadas negras fundada por Dione Assis, sócia do escritório Galdino, Pimenta, Takemi, Ayoub, Salgueiro, Rezende de Almeida Advogados, que foi selecionado pelo Regenera RS, fundo filantrópico-catalítico voltado para a regeneração do Estado.
A iniciativa "Regenera Direitos" irá oferecer orientação e apoio jurídico gratuito às populações mais vulneráveis atingidas pela tragédia, mulheres negras, famílias periféricas, pessoas trans, com deficiência, idosas e em situação de rua.
O objetivo é destravar, por meio do Direito, o acesso a auxílios, políticas públicas e serviços fundamentais, evitando que alguém perca benefícios ou um recomeço por falta de informação ou apoio.
"Desastres não são neutros. Eles atingem a todos, mas não de forma igual. Excluir as vozes mais vulneráveis das decisões de reconstrução significa repetir erros e comprometer a eficácia da resposta social", afirma Dione Assis.
O modelo proposto funciona como uma economia circular da justiça: Cada real investido na estruturação jurídica da resposta ao desastre pode retornar dez vezes mais em benefícios efetivos para famílias, trabalhadores e pequenos empreendedores.
Assim, o dinheiro público previsto em lei chega de fato a quem precisa, gerando impacto direto na economia local e fortalecendo o desenvolvimento sustentável.
Para Dione, reconstruir vai além de erguer paredes: "Reconstruir é recriar vínculos, restaurar confiança e redistribuir poder. Só será possível se o recomeço for coletivo, inclusivo e mais justo".
O projeto da Black Sisters in Law, apoiado pelo Regenera RS, representa uma oportunidade de transformar a tragédia em um novo início, baseado em justiça social, reparação e inclusão, elementos indispensáveis para uma reconstrução verdadeiramente sustentável.