MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Tribunal dos EUA considera ilegais tarifas globais impostas por Trump
Tarifaço

Tribunal dos EUA considera ilegais tarifas globais impostas por Trump

Corte considerou ilegais as tarifas de Trump, mas manteve sua vigência até outubro; Brasil está entre os países mais afetados.

Da Redação

sexta-feira, 29 de agosto de 2025

Atualizado em 1 de setembro de 2025 07:13

Um tribunal Federal de apelações dos Estados Unidos decidiu, na sexta-feira, 29, que a maior parte das tarifas comerciais impostas pelo presidente Donald Trump não tem amparo legal.

O entendimento foi de que a lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional (IEEPA), usada por Trump como justificativa, não autoriza o presidente a impor tarifas alfandegárias ou tributos semelhantes.

Apesar de reconhecer a ilegalidade, os juízes determinaram que as medidas continuarão em vigor ao menos até 14 de outubro, a fim de permitir que o governo recorra à Suprema Corte. A decisão não afeta tarifas aplicadas sob outras bases legais, como aquelas sobre importações de aço e alumínio. 

 (Imagem: Reprodução/ The Wall Street Journal)

(Imagem: Reprodução/ The Wall Street Journal)

Histórico

O Tribunal de Apelações do Circuito Federal, em Washington, examinou a validade das chamadas tarifas "recíprocas", instituídas por Trump em abril, bem como de um segundo conjunto de medidas tarifárias aplicado em fevereiro contra China, Canadá e México.

Na ocasião, o republicano declarou estado de emergência ao sustentar que o déficit comercial crônico fragilizava a indústria e a defesa nacional dos EUA.

As taxas de fevereiro, por sua vez, foram fundamentadas na acusação de que esses países não estariam fazendo o suficiente para conter o tráfico de fentanil, alegação refutada por todos eles.

Tarifas ilegais

O julgamento reuniu duas ações de cinco pequenas empresas americanas e de 12 Estados liderados por governadores democratas, que contestaram a constitucionalidade das medidas.

Os autores alegaram que a Constituição dos EUA reserva ao Congresso, e não ao Executivo, a competência para criar ou autorizar tarifas.

Para os magistrados, qualquer delegação desse poder precisa ser expressa e limitada, o que não ocorreu no caso.

Em maio, o Tribunal de Comércio Internacional, em Nova York, já havia concluído que o ex-presidente excedeu sua autoridade ao impor tarifas semelhantes.

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA