MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Sebastião Reis cobra definição do STF sobre uso de dados do Coaf
16º Encontro Anual AASP

Sebastião Reis cobra definição do STF sobre uso de dados do Coaf

Em entrevista, ministro também ressaltou que juízes devem ampliar o contato com a realidade social, sobretudo ao julgar casos criminais.

Da Redação

sábado, 30 de agosto de 2025

Atualizado às 13:44

Em entrevista à TV Migalhas, o ministro do STJ, Sebastião Reis Júnior, defendeu que o STF fixe, de forma clara e definitiva, os parâmetros para utilização de dados do Coaf em investigações criminais.

O ministro frisou que embora o assunto já tenha sido enfrentado pelo STJ em diferentes ocasiões, persiste a falta de pacificação no Supremo. 

Histórico

Em maio de 2025, a 3ª seção do STJ, por maioria, consolidou entendimento de que não é possível a requisição direta de RIFs - Relatórios de Inteligência Financeira pelo MP ou pela polícia sem autorização judicial, e que o Tema 990 do STF trata apenas do compartilhamento espontâneo, não da requisição ativa.

Em agosto do mesmo ano, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a suspensão nacional dos processos que discutem a validade de provas obtidas pelo Ministério Público a partir de RIFs do Coaf e de dados da Receita Federal sem autorização judicial, atendendo pedido da PGR, que apontou prejuízos à persecução penal e à eficácia da jurisprudência do Supremo.

Dias depois, Moraes delimitou a medida e suspendeu apenas as ações que anularam relatórios, enquanto os processos que reconheceram a validade dos RIFs seguiram em curso, a fim de evitar a paralisação de investigações.

Nesta semana, o ministro Gilmar Mendes manteve acórdãos da 3ª seção do STJ que consideraram ilícita a requisição direta de RIFs sem ordem judicial e registrou que, até o julgamento do Tema 1.404, seu entendimento é o de que o acesso ativo a dados do Coaf exige autorização judicial, sob pena de violar a reserva de jurisdição.

Orientação do STF

Ademais, Sebastião Reis ressaltou o papel institucional do STF de uniformizar a orientação para todo o Judiciário.

"A função do Supremo é dar a última palavra nesse tipo de questão e baixar uma orientação. Espero que agora o Supremo julgue, de qualquer forma. O que precisamos é bater o martelo e definir como a Justiça deve prosseguir. Eu tenho a minha posição, mas, como bom soldado, obedeço o que for decidido pelo Supremo."

Assista: 

Realidade social

Além de tratar da controvérsia sobre os dados do Coaf, o ministro foi questionado sobre a atuação dos juízes na esfera criminal e ressaltou a importância de que magistrados tenham maior contato com a realidade social.

Para ele, decisões penais não podem se limitar à visão restrita da vida em gabinete.

"É fundamental que o juiz saia de sua caixinha, saia de sua bolha e vá ver o que está acontecendo lá fora, para ter uma ideia mais clara de como vai julgar", afirmou.

Confira:

O evento

De 28 a 30 de agosto, Campos do Jordão/SP sedia o 16º Encontro Anual AASP. O evento reúne ministros, magistrados e advogados de diferentes áreas para debater os principais desafios do Direito na atualidade, com foco na atualização profissional e no compartilhamento de experiências.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616