MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Rede X deve fornecer dados de quem postou ofensas contra Marielle Franco
Redes sociais

Rede X deve fornecer dados de quem postou ofensas contra Marielle Franco

TJ/RJ restringiu pedido da família e afastou fornecimento de dados de terceiros não envolvidos.

Da Redação

terça-feira, 2 de setembro de 2025

Atualizado às 09:32

A 16ª câmara de Direito Privado do TJ/RJ manteve a ordem que obriga a rede social X a fornecer os registros de IP [endereço de protocolo de internet] de usuários que republicaram publicações ofensivas e abusivas à memória da vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018.

A determinação deve ser cumprida em até 15 dias após a intimação da empresa, sob pena de multa de R$ 50 mil.

O processo foi ajuizado por familiares de Marielle, que solicitaram a exclusão de conteúdos manipulados e ofensivos à imagem da parlamentar e a entrega de dados de identificação de todos os usuários que visualizaram, curtiram, comentaram ou compartilharam o material.

O colegiado, entretanto, acolheu parcialmente o recurso da plataforma e limitou o alcance da decisão de 1ª instância.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Justiça manda X fornecer dados de quem postou ofensas contra Marielle.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A relatora, desembargadora Maria Helena Pinto Machado, destacou que "a simples leitura das postagens realizadas pelos usuários em suas plataformas digitais não deixam margem à dúvida quanto ao abuso do direito de liberdade de expressão, eis que as postagens adentraram na esfera da intimidade da falecida vereadora, através de manipulação de fotos e ataques ferinos, diretos e infundados a sua honra objetiva".

A desembargadora ressaltou que o fornecimento de dados deve respeitar o procedimento previsto no art. 22 do marco civil da internet, sendo possível apenas em casos de indícios de ilicitude e quando o pedido é específico, como no caso de usuários que republicaram o material ofensivo.

Ficou excluída da obrigação a entrega de dados de usuários já identificados e de contas verificadas, como a do deputado Federal Eduardo Bolsonaro (@BolsonaroSP), por se tratar de identidade pública e conhecida.

As publicações traziam montagens com imagens falsas nas quais Marielle aparecia decapitada, ensanguentada e alvo de tiros, além de acusações difamatórias e discursos de ódio sobre sua trajetória política e sua vida pessoal.

Marielle foi assassinada em 14 de março de 2018, no bairro do Estácio, região central do Rio de Janeiro, junto com o motorista Anderson Gomes.

Leia a decisão.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.