Relembre falas de Bolsonaro citadas por Gonet para fundamentar crimes
Vídeo mostra Bolsonaro dizendo que daria "último aviso" a Barroso, e que só haveria três destinos possíveis para si: "preso, morto ou com vitória".
Da Redação
terça-feira, 2 de setembro de 2025
Atualizado às 18:27
Em quase duas horas de sustentação oral no STF nesta terça-feira, 2, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou ponto a ponto os crimes que, segundo a acusação, foram cometidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro no contexto da tentativa de golpe de Estado.
Relembre as falas de Bolsonaro citadas por Gonet para fundamentar o cometimento de crimes:
Entre as acusações, Gonet destacou que testemunhas, incluindo ex-comandantes das Forças Armadas, confirmaram a existência de minutas de medidas de exceção; apontou a estratégia de incitar a população contra as urnas eletrônicas e os ministros do TSE e STF; e relembrou discursos em que Bolsonaro ameaçou não aceitar a alternância de poder e afirmou ter apenas três destinos possíveis: "preso, morto ou com vitória".
O PGR também citou reunião ministerial de julho de 2022, em que Bolsonaro exigiu que seus ministros reproduzissem a narrativa de fraude nas urnas, além da reunião com embaixadores estrangeiros, quando voltou a atacar o sistema eletrônico de votação.
Por fim, Gonet lembrou o uso da estrutura da Polícia Rodoviária Federal no segundo turno das eleições 2022, quando operações da corporação dificultaram a chegada de eleitores às urnas em regiões presumidamente contrárias ao então presidente.