Boletim Focus: advogado explica o que muda para empresas
Bruno Medeiros Durão, especialista em Direito Tributário, explica o impacto no ramo empresarial e decisões tributárias após divulgação do Boletim Focus pelo Banco Central.
Da Redação
quarta-feira, 3 de setembro de 2025
Atualizado às 10:27
Em um relatório divulgado por analistas do Banco Central por meio do Boletim Focus na última segunda-feira, 1º, mostra que a projeção de crescimento do PIB subiu para 2,19%. A estimativa de inflação reduziu pela décima semana seguida. As projeções de 2026 e 2027 também recuaram.
O Boletim Focus é considerado um termômetro do mercado financeiro, influenciando decisões de investimento e o debate sobre a condução da política econômica no país. A queda nas projeções de inflação indica uma perspectiva de maior estabilidade para preços e consumo nos próximos anos, o que pode impactar diretamente a vida de empresas e consumidores.
Para o advogado tributarista Bruno Medeiros Durão, CEO do escritório Bruno Durão Advocacia, os números têm impacto direto na gestão empresarial e na tomada de decisões tributárias. "A queda nas projeções de inflação é um sinal positivo para empresas e investidores, pois reduz a pressão sobre custos e permite um planejamento tributário mais eficiente", afirma Durão.
Ele ainda ressalta que o crescimento do PIB acima das expectativas também pode gerar oportunidades para o setor produtivo. "Quando a economia apresenta sinais de expansão, empresas podem se antecipar a mudanças fiscais e otimizar sua estrutura tributária, aproveitando incentivos e regimes especiais de forma estratégica", conclui o advogado.