MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Air France indenizará por bagagem extraviada por toda a viagem à Europa
Transporte aéreo

Air France indenizará por bagagem extraviada por toda a viagem à Europa

Companhia deverá indenizar passageiras por danos morais e materiais após malas não chegarem ao destino durante viagem à Europa.

Da Redação

sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Atualizado às 11:41

A 24ª câmara de Direito Privado do TJ/SP condenou a companhia aérea Air France a indenizar passageiras pelo extravio temporário de suas bagagens durante viagem internacional. O colegiado reconheceu o direito à reparação tanto por danos morais quanto materiais, reformando em parte a sentença de primeira instância.

Segundo os autos, as passageiras viajaram para a Europa em 2022, mas não tiveram acesso às malas durante toda a estadia. Uma delas só foi devolvida após o retorno ao Brasil e a outra, 17 dias depois. Diante da ausência dos pertences, elas precisaram comprar itens de uso pessoal no exterior.

Em primeira instância, a indenização havia sido fixada apenas por danos morais, no valor de 700 Direitos Especiais de Saque (DES) para cada autora, equivalente a R$ 4.986,10 à época.

 (Imagem: Drago/Folhapress)

Justiça reverte decisão e condena Air France a pagar indenização total a passageiras por extravio de bagagem.(Imagem: Drago/Folhapress)

Ao analisar o recurso, o relator do caso, desembargador Plinio Novaes de Andrade Júnior, manteve esse montante, entendendo-o adequado às circunstâncias do caso.

Contudo, reconheceu também a ocorrência de danos materiais, arbitrando indenização de R$ 6.760,20, limite correspondente a 1.000 DES previsto em convenções internacionais aplicáveis ao transporte aéreo. 

O magistrado reforçou que o contrato de transporte é obrigação de resultado e que cabe à companhia aérea comprovar caso fortuito ou força maior para se eximir de responsabilidade, o que não ocorreu no caso.

Além da condenação, a Air France foi condenada ao pagamento integral das custas e honorários advocatícios fixados em 15% sobre o total da condenação.

Para o advogado Leo Rosenbaum, sócio do escritório Rosenbaum Advogados Associados, "essa decisão representa um avanço significativo na proteção aos direitos dos passageiros aéreos, ao reverter uma sentença de primeira instância e impor à Air France a indenização integral por danos morais e materiais decorrentes do extravio de bagagem em voo internacional. Como especialista em Direito do Passageiro Aéreo, destaco que o tribunal acertadamente aplicou o princípio da responsabilidade objetiva das companhias aéreas, reconhecendo que o contrato de transporte é de resultado e que o risco do negócio não pode ser transferido ao consumidor". 

Leia aqui o acórdão.

Rosenbaum Advogados Associados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA