IAB apoia carta à ONU sobre preocupações com ações de Trump na América Latina
A ação conjunta revela uma mobilização significativa contra o impacto negativo das estratégias de segurança do governo americano na região.
Da Redação
segunda-feira, 8 de setembro de 2025
Atualizado às 14:39
O IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros recebeu do secretário-geral da Associação Americana de Juristas, Luiz Carlos Moro, convite para assinar em conjunto uma carta endereçada ao ACNUDH - Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, com sede em Genebra, na Suíça, na qual expressa profunda preocupação com a série de ações recentes do governo norte-americano que, usando como pretexto a segurança regional e a luta antidrogas, compromete gravemente o Estado de Direito a nível internacional e tem impacto direto e prejudicial aos direitos humanos na América Latina e Caribe.
"O IAB alia-se à Associação Americana de Juristas, ciente de sua missão incessante em prol da defesa da soberania, do Estado Democrático de Direito e dos direitos humanos no continente", afirmou a presidente nacional do IAB, Rita Cortez. A carta, que tem também assinaturas de juristas como o argentino Eugenio Raúl Zaffaroni e o espanhol Baltasar Garzón, foi entregue no último domingo, 7/9, ao titular do ACNUDH, Volker Türk.
Clique aqui e confira a carta na íntegra!