MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Advogado aponta impactos da Reforma Tributária já em 2026
Reestruturação tributária

Advogado aponta impactos da Reforma Tributária já em 2026

Adriano de Almeida, advogado tributarista do Bruno Durão Advocacia, explica que, para o setor produtivo, a clareza nas regras de transição é fundamental.

Da Redação

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Atualizado às 09:37

A reforma tributária, considerada a mais profunda reestruturação do sistema de impostos em décadas, avança para uma etapa decisiva no Senado. O senador Eduardo Braga (MDB-AM) apresenta hoje, 9, o parecer do PLP 108/24, texto que regulamenta pontos centrais do novo modelo de tributação sobre o consumo.

A leitura do relatório na CCJ - Comissão de Constituição e Justiça está marcada para o dia 10, e a votação deve ocorrer a partir do dia 17/9.

O relatório organiza as principais diretrizes estruturais de um sistema, dentre elas, a criação do Comitê Gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (CG-IBS); a regulamentação do ITCMD (Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação) e os parâmetros do processo administrativo tributário referente ao IBS. A negociação envolveu mais de 30 reuniões técnicas e mais de 100 encontros individuais com diferentes representantes de setores e especialistas em tributação.

"O desafio foi garantir um texto que concilie segurança jurídica, simplificação e justiça fiscal. A reforma precisa gerar confiança e previsibilidade para o ambiente de negócios, sem abrir mão do equilíbrio federativo", destacou Braga.

 (Imagem: Divulgação)

Adriano de Almeida.(Imagem: Divulgação)

Especialistas do setor privado avaliam que a proposta pode representar um divisor de águas para a economia. Para o advogado tributarista Adriano de Almeida, do escritório Bruno Durão Advocacia, a apresentação do parecer marca o início de uma etapa decisiva.

"O país caminha para um sistema mais simples, mas ainda é preciso observar como será feita a transição, especialmente para empresas que hoje lidam com alta complexidade fiscal", revela.

Adriano ressalta que a implementação do Comitê Gestor será fundamental: "Se bem estruturado, o IBS poderá reduzir a insegurança jurídica que hoje afeta investimentos e desestimula novos negócios." Ele pondera, no entanto, que os próximos meses serão determinantes para calibrar o impacto real da reforma.

"A reforma tem potencial para diminuir o chamado 'custo Brasil', mas é essencial que o novo modelo traga competitividade sem gerar distorções entre estados e municípios", conclui. 

A expectativa do governo e do Congresso é iniciar a fase de testes do novo sistema em janeiro de 2026, passo estratégico para consolidar a transição do atual modelo, marcado por um processo de complexidade, para um regime mais racional e eficiente.

Bruno Durão Advocacia

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...