MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dino aponta violência do plano golpista: "nome era punhal, não bíblia"
Punhal verde e amarelo

Dino aponta violência do plano golpista: "nome era punhal, não bíblia"

Ministro destacou que acampamentos ocorreram em frente a quartéis, não a igrejas, evidenciando o caráter armado da conspiração.

Da Redação

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Atualizado às 17:14

Durante seu voto no julgamento sobre tentativa de golpe de Estado, que tem como réu o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-integrantes de seu governo, o ministro Flávio Dino destacou a violência inerente ao planejamento da organização criminosa.

Ele lembrou que um dos planos golpistas recebeu o nome de "Punhal Verde e Amarelo", e não "Bíblia", como metáfora de paz.

"O nome do plano não era Bíblia Verde Amarela. Era Punhal Verde e Amarelo. Os acampamentos não foram na portas de igreja."

O ministro citou sua própria fé religiosa para ilustrar a diferença entre um protesto pacífico e a conspiração revelada nos autos.

"Se você está com intuito pacifista, e você tem uma irresignação, você vai à missa, vai ao culto. Ou, quem sabe, até acampa na porta da igreja. Mas não, os acampamentos foram na porta de quartéis. E eu sei que se reza nos quartéis, mas, sobretudo, nos quartéis há fuzis, metralhadoras, tanques."

Para Dino, a escolha do nome e o local das manifestações mostram que a violência estava no cerne da estratégia golpista: "a violência é inerente a toda a narrativa que consta dos autos".

Julgamento

O julgamento em curso no STF analisa a responsabilidade de Bolsonaro e aliados em uma organização criminosa que teria atuado entre 2021 e 2023 para desacreditar o sistema eleitoral, conspirar contra o Judiciário e tentar impedir a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. 

O relator, Moraes, votou para condenar os oito réus em julgamento.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.