MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TRT-15 nega vínculo de vendedor com MSC Cruzeiros por falta de provas
Relação afastada

TRT-15 nega vínculo de vendedor com MSC Cruzeiros por falta de provas

Decisão confirmou a validade do contrato com outra empresa, sem ligação com a empresa de transporte.

Da Redação

sábado, 20 de setembro de 2025

Atualizado em 19 de setembro de 2025 15:26

A 8ª câmara do TRT da 15ª região negou o pedido de reconhecimento de vínculo empregatício de um vendedor de cosméticos com a MSC Cruzeiros. O colegiado entendeu que a contratação do funcionário ocorreu por outra empresa, sem provas de ligação societária.

O homem alegou que foi contratado para atuar como vendedor de cosméticos pela empresa estrangeira Espit, a bordo de um navio da MSC Cruzeiros. Disse que, após pouco mais de dois meses, foi dispensado e obrigado a deixar o navio em um porto da Noruega, de onde conseguiu retornar ao Brasil apenas dias depois. 

Assim, ajuizou ação pedindo o reconhecimento de vínculo direto com a MSC Cruzeiros do Brasil, sustentando que a Espit e a companhia faziam parte do mesmo grupo econômico.

 (Imagem: Stefan Lambauer/Adobe Stock)

TRT-15 valida contrato com terceirizada e nega vínculo de vendedor com MSC Cruzeiros.(Imagem: Stefan Lambauer/Adobe Stock)

O juízo do 1º Núcleo de Justiça 4.0, responsável pela sentença, reconheceu a prestação de serviços dentro do navio, mas afastou a tese de grupo econômico entre as empresas, pois "nenhuma prova foi apresentada nos autos nesse sentido" e o fato de atuar como vendedor de cosméticos dentro de um cruzeiro "não ensejaria o vínculo".

No julgamento do recurso, a relatora, desembargadora Mari Angela Pelegrini, ressaltou que a "situação narrada e supostamente vivida pelo autor que, caso comprovada fosse, em face da empresa denunciada é, de fato, lamentável". 

Apesar disso, manteve integralmente a decisão de 1ª instância, ao concluir que não havia elementos que comprovassem vínculo diretamente com a MSC Cruzeiros, considerando válido o contrato firmado com a empresa estrangeira Espit.

Leia o acórdão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA