MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro Gilmar lembra anedota do táxi para explicar densidade da CF/88
Nos mínimos detalhes

Ministro Gilmar lembra anedota do táxi para explicar densidade da CF/88

Anedota serviu para ilustrar como pleitos sociais moldaram o texto constitucional.

Da Redação

quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Atualizado às 16:33

Durante julgamento no STF, sobre a possibilidade de quebra de sigilo telemático de conjunto indeterminado de pessoas, ministro Gilmar Mendes utilizou resgatou aspectos históricos da elaboração da Constituição de 1988.

Destacou que a extensão e o detalhamento do texto constitucional não podem ser compreendidos fora do contexto da redemocratização e da superação do regime autoritário.

Segundo o ministro, a Assembleia Constituinte refletiu o desejo de dar resposta a diferentes setores da sociedade, em esforço para afastar os chamados "entulhos autoritários".

Nesse processo, várias reivindicações foram incorporadas ao texto.

"É um texto que reflete aquele momento e tem esses detalhes", disse, lembrando que os constituintes buscavam assegurar direitos a diversos grupos - do indígena ao seringueiro, do garimpeiro ao trabalhador urbano.

Gilmar também recordou episódio relatado pelo então senador Marco Maciel, vice-presidente da Constituinte, sobre críticas recebidas de um motorista de táxi de Brasília, que notava que a nova Constituição tratava de inúmeros segmentos sociais, mas não contemplava a categoria dos taxistas.

Para o ministro, a anedota ilustra como a sociedade percebia a inserção de demandas específicas no texto constitucional.

Veja o momento:

Em tom de balanço, o ministro mencionou ainda a tentativa de "lipoaspiração constitucional' conduzida anos depois por Nelson Jobim, na revisão de 1993, que pretendia retirar matérias de direito tributário da Constituição para remeter à legislação complementar, proposta que não prosperou.

Pelo contrário, ressaltou Gilmar, as sucessivas emendas constitucionais acabaram ampliando o número de dispositivos da Carta.

Com esse resgate histórico, Gilmar Mendes buscou sublinhar que a análise de temas atuais, como a quebra de sigilo telemático, deve considerar a densidade normativa da Constituição de 1988, fruto de um processo político marcado pela transição democrática e pela busca de fortalecimento de garantias fundamentais.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA