MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TikTok deve fornecer dados de perfil usado para ofender jovem de 14 anos
Cyberbullying

TikTok deve fornecer dados de perfil usado para ofender jovem de 14 anos

Decisão destacou violação de direitos da criança e risco de novos ataques virtuais.

Da Redação

quinta-feira, 25 de setembro de 2025

Atualizado às 14:14

A Bytedance, empresa responsável pelo TikTok, deverá fornecer dados de conexão e de acesso de um perfil usado para ofender uma adolescente de 14 anos.

O juiz de Direito Jeison Anders Tavares, da 1ª vara Cível de Queimados/RJ, entendeu que havia probabilidade do direito e risco de novos ataques, já que o anonimato poderia permitir a continuidade do cyberbullying e inviabilizar a obtenção dos registros.

De acordo com a ação, proposta pelo pai da jovem, foram publicadas postagens depreciativas e humilhantes contra ela. Apesar de notificação extrajudicial, a plataforma apenas excluiu a conta, sem disponibilizar informações que permitissem identificar o autor das ofensas, que seria colega de classe da vítima.

 (Imagem: Freepik)

Juiz obriga TikTok a entregar dados de perfil usado em ofensas a adolescente.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, o magistrado destacou que a probabilidade do direito ficou demonstrada pela documentação apresentada, incluindo ata notarial com cópia das postagens ofensivas e confirmação da própria empresa de que houve violação das diretrizes ao excluir o perfil. 

Ele ressaltou que o Estatuto da Criança e do Adolescente garante a proteção da dignidade, honra e imagem de menores, e que o Marco Civil da Internet impõe aos provedores a obrigação de armazenar e fornecer registros para identificar autores de ilícitos.

"O perigo da demora também restou demonstrado, tendo em vista que a manutenção do anonimato permite a reiteração de condutas de cyberbullying, e o decurso do tempo pode inviabilizar a obtenção dos registros."

Com base no art. 300 do CPC, o magistrado concedeu a tutela de urgência para obrigar a empresa a entregar, no prazo de 10 dias, registros de IP, data, hora, fuso horário e demais dados de cadastro vinculados ao perfil em questão. 

O juiz ainda determinou a manutenção da exclusão do conteúdo ofensivo e fixou multa diária de R$ 2 mil, limitada a 30 dias, em caso de descumprimento.

O escritório Zonenschein Advocacia atua pela jovem.

Leia decisão.

Zonenschein Advocacia

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS