MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. MP/SP aprova promoção por merecimento exclusiva a mulheres
Paridade de gênero

MP/SP aprova promoção por merecimento exclusiva a mulheres

Nova regra destina parte das promoções a mulheres até que representem 40% dos cargos de procuradoras.

Da Redação

terça-feira, 30 de setembro de 2025

Atualizado às 12:37

Por sete votos a quatro, o Conselho Superior do MP/SP aprovou mudança no regimento interno da instituição que reserva parte das promoções por merecimento exclusivamente para mulheres, até que elas ocupem pelo menos 40% dos cargos de procuradoras de Justiça.

Atualmente, a presença feminina na segunda instância é de 27%.

A norma tem caráter temporário e está prevista para entrar em vigor em 1º de outubro. O objetivo declarado é enfrentar desigualdades de gênero históricas na estrutura do MP.

A proposta fundamenta-se na CF, em tratados internacionais como a Convenção sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra a Mulher, além de resoluções recentes do CNJ e do CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público, que instituíram medidas semelhantes para o Judiciário e o MP em âmbito nacional.

 (Imagem: Erich Sacco/Adobe Stock)

Conselho do MP/SP aprovou regra que cria cotas para que mais mulheres ocupem cargo em 2ª instância.(Imagem: Erich Sacco/Adobe Stock)

Segundo o texto aprovado, a sub-representação das mulheres decorre de fatores estruturais, como construções sociais e estereótipos de gênero, que dificultam sua ascensão na carreira.

Dados internos de 2025 apontam que, embora as mulheres representem 39% dos membros do MP paulista na 1ª instância, seu número cai para menos de 30% nos postos superiores.

A nova regra se aplicará exclusivamente às promoções por merecimento, não interferindo nas que se dão por antiguidade.

A vigência se encerrará automaticamente assim que for alcançada a meta de 40% de participação feminina na segunda instância.

Votação dividida

Votaram a favor da iniciativa os conselheiros Fernando José Martins, Nathalie Malveiro, Valter Foletto Santin, Ana Lúcia Menezes Vieira, Jaqueline Mara Lorenzetti Martinelli, Claudia Maria Beré e Liliana Mercadante Mortari.

Manifestaram-se contra Fausto Junqueira de Paula, Delton Pastore, Arthur Lemos Junior e o procurador-geral de Justiça, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, que preside o colegiado.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...