MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ: Turmas de Direito Privado devem julgar editais de proficiência médica
Competência

STJ: Turmas de Direito Privado devem julgar editais de proficiência médica

Corte Especial entendeu que o assunto não envolve Direito Público.

Da Redação

quinta-feira, 2 de outubro de 2025

Atualizado às 12:19

A Corte Especial do STJ definiu que cabe às turmas de Direito Privado analisar recurso envolvendo a suposta irregularidade na divulgação de edital de proficiência médica.

O caso chegou ao tribunal a partir da ação de uma cardiologista que questionava o edital de certificação na área de estimulação cardíaca eletrônica implantável, organizado por entidades médicas. A profissional alegou que a divulgação teria sido insuficiente, o que a impediu de se inscrever no prazo, acarretando prejuízo à sua carreira.

Na ação, ela pediu prorrogação do prazo de inscrição e indenização por danos sofridos, mas os pedidos foram rejeitados nas instâncias inferiores.

No STJ, o processo inicialmente foi distribuído à 4ª turma, de Direito Privado, mas houve redistribuição à 1ª seção, especializada em direito público. A 1ª turma, no entanto, entendeu que a controvérsia tinha natureza privada e suscitou conflito de competência.

 (Imagem: Gustavo Lima/STJ)

Corte Especial do STJ define que disputa sobre edital de certificação médica é questão de Direito Privado.(Imagem: Gustavo Lima/STJ)

A relatora, ministra Nancy Andrighi, destacou que as associações responsáveis pelo exame são entidades civis sem fins lucrativos, regidas por normas de Direito Privado. Além disso, o edital discutido não se refere a concurso público, mas apenas a uma certificação profissional.

Segundo a ministra, não há comprovação de que a certificação fosse obrigatória para o exercício da medicina, já que não foi identificada exigência de órgãos públicos como o Ministério da Saúde ou os conselhos de classe.

Com esse entendimento, a Corte Especial fixou que cabe às turmas de Direito Privado do STJ julgar recursos sobre editais dessa natureza.

Leia aqui o acórdão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...