MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes "palmeirense"? Advogado exemplifica ao abordar desinformação no STF
Sustentação oral

Moraes "palmeirense"? Advogado exemplifica ao abordar desinformação no STF

Advogado usou o time do ministro para explicar ponto de vista sobre fake news.

Da Redação

terça-feira, 14 de outubro de 2025

Atualizado em 15 de outubro de 2025 08:57

Durante a sessão em que a 1ª turma do STF julga, nesta terça-feira, 14, integrantes do chamado Núcleo 4 da trama golpista, o respeitado advogado Melillo Dinis do Nascimento fez uma "brincadeira" com o ministro Alexandre de Moraes para demonstrar seu ponto de vista durante sustentação oral.

Defendendo Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, presidente do Instituto Voto Legal, o advogado usou exemplos para ilustrar o risco de se ampliar indevidamente o conceito de "desinformação".

"É um momento histórico onde qualquer desinformação pode ser atribuída a qualquer pessoa. Quer ver? Se eu disser que o ministro Alexandre de Moraes, eminente ministro, é torcedor do Palmeiras, isso é não só injusto, como acaba por trazer consequências quando ele for lá no Itaquerão", afirmou, fazendo referência ao estádio do Corinthians.

Moraes, corintiano roxo, respondeu de imediato: "e para o senhor também. Consequências sérias." O advogado completou: "seríssimas."

Veja:

Na sequência, o advogado seguiu com a linha de raciocínio, citando outros ministros: "Se eu disser que o ministro Cristiano Zanin não é um combativo agente do direito... Se eu disser que o ministro Luiz Fux é lutador de Krav Maga e não de jiu-jitsu... Se eu disser que o ministro Flávio Dino foi governador da Carolina do Norte e não do Maranhão..."

Timão

Corintiano roxo e assumido, Alexandre de Moraes não perde a oportunidade de deixar claro seu amor pelo Timão - seja em plenário, seja nas arquibancadas da Neo Química Arena.

A cada aparição, o ministro alimenta um repertório de histórias que misturam toga e futebol.

Na sessão da 1ª turma que condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado, Moraes se queixou de ter perdido dois terços de uma partida do Timão devido ao voto longo do ministro Luiz Fux.

Em 2024, a 1ª turma do STF analisava um processo que envolvia o Corinthians quando Flávio Dino, botafoguense, brincou dizendo que era contra a "venda do Memphis Depay para pagar a dívida do clube". Moraes não perdeu a chance de responder:

"Não há dívida. Vai haver um Pix da Gaviões da Fiel, diretamente na Caixa, e todos os corinthianos vão pagar, e ainda vai sobrar dinheiro."

Em 2023, Moraes provocou o colega Dias Toffoli, torcedor do Palmeiras, ao afirmar que o Corinthians tem Mundial de Clubes, mas o rival alviverde não. 

Para que time torcem?

Que Moraes torce para o timão, você já sabe. Mas, para que time torcem os demais ministros do STF? Veja aqui.

Patrocínio

Patrocínio Migalhas