Ambipar pede recuperação judicial no Brasil e nos EUA após crise financeira
Pedido foi apresentado à Justiça do Rio após suspeitas de irregularidades financeiras e forte abalo na confiança do mercado.
Da Redação
terça-feira, 21 de outubro de 2025
Atualizado às 11:06
O Grupo Ambipar protocolou, nesta terça-feira, 21, pedido de recuperação judicial na 3ª vara Empresarial do Rio de Janeiro, em decisão aprovada com urgência pelo Conselho de Administração. O processo envolve também a Environmental ESG Participações S.A. e demais afiliadas do conglomerado.
A decisão foi adotada em caráter emergencial pelo Conselho de Administração devido à falta de liquidez e ao risco de antecipação do vencimento de dívidas bilionárias. O grupo também convocou uma assembleia geral extraordinária para confirmar a criação de um conselho fiscal.
A motivação foi descoberta de indícios de irregularidades na contratação de operações de swap pela antiga diretoria financeira, que culminou na renúncia repentina do ex-diretor financeiro João de Arruda.
Após o episódio, alguns credores exigiram o pagamento antecipado de dívidas, o que agravou a crise de liquidez e provocou forte perda de confiança no grupo.
Nos Estados Unidos, a Ambipar Emergency Response, controlada pelo grupo, também ingressou com pedido de falência sob as regras do Chapter 11, equivalente norte-americano à recuperação judicial brasileira.
A empresa informou que o caso é alvo de investigação criminal e que contratou a consultoria FTI Consulting para apurar responsabilidades e buscar reparações pelos prejuízos.
A crise financeira se intensificou após setembro, quando a saída do ex-diretor financeiro provocou queda abrupta nas ações da Ambipar, que passaram de mais de R$ 10 para R$ 0,58 e foram excluídas de nove índices da B3. A empresa afirmou que suas operações seguem normalmente, mantendo milhares de empregos e serviços essenciais.
- Processo: 3014764-58.2025.8.19.0001






