Para Gilmar Mendes, indicado ao STF deve inspirar confiança da sociedade
Ministro afirmou que escolha para a Corte deve levar em conta o contexto institucional do país.
Da Redação
quarta-feira, 22 de outubro de 2025
Atualizado às 15:41
O ministro Gilmar Mendes, ao ser questionado sobre o perfil ideal para o novo integrante do STF, afirmou que a escolha deve considerar o momento político e institucional do país, ressaltando a importância de um nome que reúna qualificação técnica e inspire confiança.
A fala ocorre em meio à expectativa pela indicação para a vaga deixada pelo ministro Luís Roberto Barroso, que se aposentou antecipadamente do tribunal. O nome a ser escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda precisará ser aprovado pelo Senado.
Em entrevista ao Migalhas, o ministro afirmou que tanto o presidente da República quanto o Senado Federal, responsáveis pela nomeação e sabatina, levarão em conta o contexto atual vivido pelo país e o papel da Corte na preservação da ordem democrática.
"Certamente, os órgãos decisores, o presidente e o Senado, vão considerar o contexto em que nós estamos vivendo. O importante é que o indicado preencha os requisitos constitucionais e mereça a confiança desses órgãos e da sociedade, especialmente da comunidade jurídica", afirmou Gilmar Mendes.
Confira:





