MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fachin aceita pedido e Fux passa a compor a 2ª turma do STF
Transferência

Fachin aceita pedido e Fux passa a compor a 2ª turma do STF

Decisão foi proferida após pedido formalizado em ofício encaminhado ao presidente da Corte.

Da Redação

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Atualizado em 23 de outubro de 2025 09:02

O presidente do STF, ministro Edson Fachin, autorizou nesta quarta-feira, 22, a transferência do ministro Luiz Fux para a 2ª turma da Corte.

A decisão foi proferida após pedido formal apresentado por Fux na última terça-feira, 21, em ofício enviado à presidência.

O ministro baseou seu pedido no art. 19 do regimento interno do STF, que assegura ao integrante de uma turma o direito de transferir-se para outra quando houver vaga disponível. No caso, a vaga foi aberta em decorrência da aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso, ocorrida no último sábado, 18.

Ao analisar o requerimento, Fachin destacou que não houve manifestação de interesse por parte de ministro mais antigo, o que viabilizou o deferimento.

"Diante da ausência de manifestação de interesse de integrante mais antigo, concedo a solicitada transferência para a segunda Turma, nos termos dos arts. 13, X e 19 do regimento interno desta Corte", afirmou o presidente no despacho.

Com a decisão, o gabinete de Luiz Fux foi comunicado para ciência, e a Secretaria-Geral da Corte deverá adotar as providências administrativas necessárias para efetivar a transferência.

Leia o despacho.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Ministro Fux passa a compor a 2ª turma do STF.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Explicação

Durante sessão da 1ª turma, na última terça-feira, 21, Fux explicou que a decisão de solicitar a mudança havia sido combinada com o ministro Barroso ainda no ano passado.

O ministro ressaltou que, embora Barroso tenha se aposentado antes de a troca ocorrer, decidiu cumprir o acordo para ocupar a vaga deixada na 2ª turma.

O presidente da 1ª turma, ministro Flávio Dino, lamentou a saída de Fux, mas reconheceu o caráter institucional da decisão.

"Desde logo, consigno o nosso lamento com relação à compreensível decisão, uma vez que se trata, como Vossa Excelência disse, até de um gesto de cortesia em relação ao colega e um desejo justo de alternância em relação às convivências", afirmou Dino.

Confira o momento: 

Composição

A 1ª turma, responsável por julgar, entre outros casos, processos ligados à tentativa de golpe de Estado, é composta pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Já a 2ª turma, com a transferência, será formada por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça, Nunes Marques e Luiz Fux.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...