MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Fux solicita a Fachin transferência da 1ª para a 2ª turma do STF
Dança das cadeiras

Fux solicita a Fachin transferência da 1ª para a 2ª turma do STF

Pedido foi formalizado em ofício encaminhado ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

Da Redação

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Atualizado em 22 de outubro de 2025 08:43

Ministro Luiz Fux solicitou oficialmente a transferência da 1ª para a 2ª turma do STF. O pedido foi comunicado durante sessão da 1ª turma, nesta terça-feira, 21, e formalizado em documento enviado, também nesta data, ao presidente da Corte, ministro Edson Fachin.

No ofício, Fux fundamenta o pedido no art. 19 do regimento interno do STF, manifestando interesse em ocupar a vaga deixada pela aposentadoria do ministro Luís Roberto Barroso.

Com a saída de Barroso, a transferência de Fux reorganizaria a composição dos grupos, que contam com cinco ministros cada - o presidente do STF não integra nenhuma das turmas.

 (Imagem: Reprodução)

Pedido de transferência de Fux, formalizado em ofício e encaminhado ao ministro Edson Fachin(Imagem: Reprodução)

Explicação

Durante a sessão, Fux explicou que a decisão de solicitar a mudança havia sido combinada com o ministro Barroso ainda no ano passado.

"Em meados do ano passado, eu combinei com o meu estimado amigo, de tantos anos, ministro Barroso, que tinha interesse de vir para a 1ª turma. E eu, então, combinei com ele que faria essa permuta. Aliás, é bastante usual esse revezamento", afirmou.

O ministro ressaltou que, embora Barroso tenha se aposentado antes de a troca ocorrer, decidiu cumprir o acordo para ocupar a vaga deixada na 2ª turma.

"Como ele se aposentou, eu tive que fazer esse movimento imediatamente, porque fica a vaga lá na 2ª turma. Mas eu queria deixar claro, com Vossa Excelência, que eu tenho várias vinculações de processo à 1ª turma. Eu queria me colocar também à disposição, porque o regimento é omisso, de participar de todos os julgamentos que V. Exa. já designou, em prol da própria Justiça."

O presidente da 1ª turma, ministro Flávio Dino, lamentou a saída de Fux, mas reconheceu o caráter institucional da decisão.

"Desde logo, consigno o nosso lamento com relação à compreensível decisão, uma vez que se trata, como Vossa Excelência disse, até de um gesto de cortesia em relação ao colega e um desejo justo de alternância em relação às convivências. Em relação a essa questão específica do efeito temporal, vou submeter o eminente presidente Edson Fachin, porque creio que é mais adequado, uma vez que envolve ambas as turmas do tribunal e não me sinto autorizado, portanto, a arbitrar essa questão", afirmou Dino.

Veja o momento:

Composição

Atualmente, Fux integra a 1ª turma, responsável por julgar, entre outros casos, processos ligados à tentativa de golpe de Estado. O colegiado também é composto pelos ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Flávio Dino.

Já a 2ª turma é formada por Gilmar Mendes, Dias Toffoli, André Mendonça e Nunes Marques.

Cabe agora ao presidente Edson Fachin decidir sobre o pedido. Caso a transferência seja confirmada, o próximo ministro a ser nomeado pelo presidente Lula deverá assumir a vaga deixada por Fux na 1ª turma.

Contexto

Em setembro, a 1ª turma condenou o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete acusados pela trama golpista.

Na ocasião, Fux ficou isolado no voto vencido, sendo o único a divergir do resultado de 4 a 1.

Nesta terça-feira, 21, o ministro também ficou vencido, votando pela absolvição dos integrantes do núcleo 4 da trama golpista.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA