MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar o Earthshot Prize
Meio ambiente

Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar o Earthshot Prize

A cerimônia, apoiada pelo escritório Mattos Filho, terá a presença de príncipe William e premiará soluções inovadoras para área do meio ambiente.

Da Redação

terça-feira, 4 de novembro de 2025

Atualizado às 11:58

Amanhã, dia 5/11, será realizada no Rio de Janeiro a   edição do "Prêmio Earthshot 2025". O Brasil é o primeiro país da América do Sul e da América Latina a sediar a cerimônia, que premiará soluções inovadoras para enfrentar desafios ambientais do planeta.

Os vencedores serão conhecidos durante o evento no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, que integra a agenda da COP30.

O escritório Mattos Filho é responsável por apoiar a organização e oferecer suporte jurídico ao prêmio.

Inspirado no "Moonshot" do presidente John F. Kennedy, em 1962, para levar um homem à lua em uma década, o Earthshot Prize foi fundado pelo príncipe William em 2020, com o objetivo de estimular uma união coletiva global para impulsionar soluções inovadoras capazes de reparar e regenerar o planeta, por meio de cinco desafios:

  • Proteger e restaurar a natureza;
  • Purificar o ar;
  • Revitalizar os oceanos;
  • Construir um mundo sem resíduos;
  • Combater a crise climática.

 (Imagem: Divulgação)

Mattos Filho apoia o Prêmio Earthshot 2025, que premia soluções para regenerar o planeta.(Imagem: Divulgação)

O prêmio deste ano destacará 15 finalistas inovadores, e contará com a presença do príncipe William, que também participará da Cúpula de Líderes Mundiais, em Belém.

A premiação reúne investidores, filantropos e líderes ambientais do mundo todo, em busca de soluções para desafios ambientais, em categorias como natureza, ar, oceanos, gestão de resíduos e clima. A cada edição, cinco vencedores são selecionados e recebem 1 milhão de libras cada para impulsionar seus projetos.

Desde sua criação, o Earthshot identificou mais de 8 mil inovações ambientais emergentes em 141 países, reconheceu 60 inovadores por meio do Programa de Fellowship e distribuiu mais de 95 milhões de libras (mais de R$ 700 milhões) para ajudar os vencedores a expandirem suas soluções, segundo a Agência Brasil.

Por abrigar mais da metade da Floresta Amazônica e quase um quinto da biodiversidade mundial, o Brasil é fundamental para o movimento global em prol de soluções baseadas na natureza para reparar e restaurar o planeta Terra.

Mattos Filho

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...