Ministros e PGR cumprimentam Moraes por presidir STF pela 1ª vez
Ministros e autoridades parabenizaram Alexandre de Moraes por presidir, pela primeira vez, uma sessão do STF na condição de presidente interino.
Da Redação
quinta-feira, 6 de novembro de 2025
Atualizado às 16:02
Durante a sessão plenária do STF desta quinta-feira, 6, ministros e autoridades prestaram homenagens ao ministro Alexandre de Moraes, que presidiu, pela primeira vez, uma sessão da Corte na condição de presidente interino. Moraes substituiu o ministro Edson Fachin, ausente por compromissos na COP30.
A ministra Cármen Lúcia, decana do tribunal, abriu as manifestações, destacando a honra de ver Moraes à frente da Corte:
"Queria, como mais antiga dos ministros aqui presentes, cumprimentar V. Exª, que hoje, pela primeira vez, assume interinamente o exercício da presidência deste Supremo Tribunal Federal. Para nós todos é uma honra contar com V. Exª como vice-presidente da Casa e hoje presidente em exercício", afirmou.
Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, também registrou seu reconhecimento:
"Não posso resistir à satisfação de também registrar a honra e a alegria de estar à sua direita como Procurador-Geral da República na primeira sessão que V. Exª preside aqui no Supremo, interinamente, por enquanto".
O ministro Dias Toffoli, que é amigo de Moraes desde os tempos da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, fez discurso emocionado.
"A data de hoje é uma data especial para mim. É uma alegria vê-lo nessa cadeira, que V. Exª fez por merecer. V. Exª tem a coragem, a maior virtude de um homem e de um juiz, e todos nós temos orgulho de vê-lo nessa posição."
Encerrando as manifestações, o ministro Flávio Dino se juntou às homenagens, ressaltando a trajetória e o compromisso institucional do colega:
"Quero me associar às homenagens justas e merecidas por esse momento em que V. Exª incrementa o seu currículo com muita justeza, substituindo, ainda que temporariamente, mas com o brilho habitual, o presidente Fachin".
Assista:
Presidência
Os ministros Edson Fachin e Alexandre de Moraes tomaram posse em setembro como presidente e vice do STF, e vão comandar a Corte pelos próximos dois anos.
Fachin assumiu a presidência com a promessa de fortalecer o diálogo institucional e dar continuidade à agenda de transparência do Supremo. Moraes, por sua vez, seguirá como vice-presidente, responsável por conduzir as sessões na ausência do titular e colaborar na coordenação administrativa da Corte.






