MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Réu do 8/1 foragido na Argentina interrompe fala de Gilmar em evento
Buenos Aires

Réu do 8/1 foragido na Argentina interrompe fala de Gilmar em evento

O episódio ocorreu durante o Fórum de Buenos Aires, organizado pelo IDP - Instituto de Direito Público, instituição presidida pelo ministro.

Da Redação

sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Atualizado às 10:46

O ministro do STF Gilmar Mendes foi interrompido nesta quinta-feira, 6, por réu dos atos de 8 de janeiro durante evento realizado em Buenos Aires, na Argentina. O episódio ocorreu durante o Fórum de Buenos Aires, organizado pelo IDP - Instituto de Direito Público, instituição presidida pelo ministro.

Symon Filipe de Castro Albino, que responde a processo no STF por participação na depredação das sedes dos Três Poderes, levantou-se na plateia e dirigiu-se diretamente ao ministro. Identificando-se como "refugiado", afirmou viver na Argentina e negou envolvimento nos crimes pelos quais é acusado.

"Eu estou há três anos sem ver meus filhos, por um crime que eu não cometi. Não tem provas lá. Muitos cometeram, e aqueles que cometeram têm que pagar, mas eu não cometi", disse o brasileiro, em discurso que foi ouvido por Gilmar Mendes e pelo público presente. Ele também citou o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos relacionados ao 8 de janeiro, afirmando que "acusa outros de 14 a 17 anos sem nem ter prova de eu ter entrado dentro dos prédios".

Castro aproveitou o momento para dizer que foi ao evento "para falar que existem pessoas de bem no meio do dia 8 [de janeiro]" e agradeceu por ter sido ouvido. "Sou um dos refugiados aqui na Argentina e te agradeço por me receber e me ouvir. Muito obrigado", completou.

O homem foi abordado por seguranças, mas não chegou a ser retirado à força. Após concluir sua fala, deixou o auditório escoltado, e o evento prosseguiu normalmente. Nenhum dos palestrantes comentou o episódio.

Symon Castro é réu no STF sob acusação de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado. Seu julgamento está previsto para ocorrer em sessão virtual entre os dias 14 e 25 de novembro (AP 2.658).

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...