MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dino determina envio de relatório sobre emendas Pix à Polícia Federal
ADPF 854

Dino determina envio de relatório sobre emendas Pix à Polícia Federal

O ministro também cobrou novas auditorias da CGU.

Da Redação

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Atualizado às 07:18

O ministro do STF Flávio Dino, relator da ADPF 854, determinou o envio à Polícia Federal do 8º relatório técnico da CGU - Controladoria-Geral da União, que apontou irregularidades generalizadas na execução das emendas parlamentares do tipo transferências especiais ("emendas Pix"). O objetivo é permitir a apuração de indícios de crimes e, se necessário, a instauração ou complementação de procedimentos já existentes.

A etapa complementar do relatório examinou 20 entes que receberam os maiores volumes dessas transferências em 2024. Conforme a CGU, nenhum deles cumpriu integralmente as exigências legais relativas aos planos de trabalho, 14 já haviam utilizado os recursos, e 11 registraram algum tipo de irregularidade na contratação de serviços ou na aquisição de bens.

O órgão também identificou insuficiência na transparência ativa e constatou que apenas cinco entes atenderam plenamente às regras de rastreabilidade orçamentária previstas no artigo 163-A da Constituição Federal.

 (Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Ministro Flávio Dino, relator da ADPF.(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

O ministro observou que, mesmo diante de avanços normativos e tecnológicos, permanecem "práticas deletérias" e falhas graves na execução das emendas, em desacordo com determinações do STF e com os princípios constitucionais que regem a gestão orçamentária.

Flávio Dino também determinou que a CGU apresente, em 30 dias, o plano de auditorias sobre emendas parlamentares previstas para 2026, abrangendo todas as regiões e áreas sensíveis, como saúde e obras de pavimentação. Já a AGU deverá apresentar, em 60 dias, o primeiro relatório do grupo de trabalho encarregado de coordenar ações de responsabilização e de recuperação de recursos desviados.

A decisão reforça que o processo estrutural seguirá em andamento no STF até que haja plena conformidade com as normas constitucionais e com as diretrizes fixadas pelo plenário.

Leia a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA