MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Dois pesos e uma medida - STF deve concluir amanhã inclusão do ICMS no cálculo da Cofins

Dois pesos e uma medida - STF deve concluir amanhã inclusão do ICMS no cálculo da Cofins

Da Redação

terça-feira, 13 de maio de 2008

Atualizado às 08:34


Dois pesos e uma medida

STF deve concluir amanhã inclusão do ICMS no cálculo da Cofins

Espera-se que o STF conclua amanhã o julgamento que definirá a constitucionalidade ou não da inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins. A questão é discutida na Corte desde 1999.

Acontece que a demora no julgamento vem criando um verdadeiro pandemônio judicial. Como o julgamento já está quase definido - seis ministros votaram pela exclusão do ICMS da base de cálculo -, muitas Cortes pátrias já estão a admitir a exclusão, seguindo o "futuro" posicionamento do STF.

No STF, no entanto, a decisão final está suspensa há mais de 2 anos, diante de pedido de vista do ministro Gilmar Mendes (RE 240785 - clique aqui). No RE, além do relator do recurso, ministro Marco Aurélio, já declararam voto contra a inclusão do ICMS na base de cálculo dos impostos os ministros Cármen Lúcia Antunes Rocha, Ricardo Lewandowski, Carlos Ayres Britto, Cezar Peluso e Sepúlveda Pertence. A favor da União há um voto, do ministro Eros Grau.

ADC do Governo

Sentindo o gosto amargo da derrota, o governo protocolou no STF uma ADC - Ação Declaratória de Constitucionalidade com o objetivo específico de obter do STF a constitucionalidade da cobrança já quase declarada inconstitucional (ADC 18 - clique aqui).

O governo tenta com a ADC anular o placar de seis votos já proferidos e reabrir assim a discussão. Os ministros teriam, em tese, a chance de rever os seus pontos de vista.

A ADC chegou ao STF em outubro do ano passado e tem como relator o ministro Menezes Direito. Ele permitiu a inclusão de 16 estados e do DF no processo, bem como de entidades como a CNT - Confederação Nacional do Transporte, a CNI -Confederação Nacional da Indústria e Confederação Nacional do Comércio - CNC.

Na pauta de hoje do STF está a RE 240785 e também a ADC 18, que consta no primeiro item. Como tem o mesmo objeto da outra ação, e o resultado de uma prejudica a outra, o certo é concluir o julgamento do RE, sobrestando o andamento da ADC. Para o bem da ordem jurídica, parece que é o caminho que será seguido.

Repercussão

Além do RE 240785 e também da ADC 18, há na Corte outras ações que discutem o mesmo tema - o RE 570203 e o RE 574706, por exemplo. O primeiro também está na pauta de julgamento do STF desta quarta-feira. No segundo, foi reconhecida a existência de repercussão geral, mas o processo ainda não foi levado ao Plenário.

Entenda o caso

O caso chegou ao STF por meio do RE 240785 (clique aqui). O recurso é da empresa paulista Auto Americano, de revenda de autopeças, contra decisão do TRF da 3ª região, sediado em São Paulo.

O TRF da 3ª região considerou legal a inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins. A Auto Americano alega que isso desvirtua o conceito técnico de faturamento, violando dispositivo da CF sobre a forma de financiamento da seguridade social. Segundo a empresa, o ICMS não tem natureza de faturamento, não podendo servir para a incidência da Cofins.

  • Processos Relacionados :

RE 240785 - clique aqui.

RE 570203 - clique aqui.

RE 574706 - clique aqui.

ADC 18 - clique aqui.

__________
______________

Leia mais

  • 29/10/07 - TRF/3ª Região afasta a exigência da incidência do ICMS da base de cálculo das contribuições ao PIS e COFINS - clique aqui.
  • 26/9/06 - Julgamento do STF pode deduzir base de cálculo da Cofins - clique aqui.
  • 31/8/06 - Íntegra do voto do ministro Marco Aurélio sobre inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins - clique aqui.
  • 25/8/06 - STF - Pedido de vista suspende julgamento de recurso sobre inclusão do ICMS na base de cálculo da Cofins - clique aqui.

____________________

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...