MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF permite acesso de senador aos autos da Operação Satiagraha

STF permite acesso de senador aos autos da Operação Satiagraha

O senador Heráclito Fortes DEM/PI vai poder acessar os autos do processo que deu origem à "Operação Satiagraha", da PF, e que tramita na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. A ordem foi do ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, que estendeu para o parlamentar, na noite desta quinta-feira, 17/7, a liminar concedida anteriormente para a defesa do banqueiro Daniel Dantas.

Da Redação

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Atualizado às 08:53


Operação Satiagraha

STF permite acesso de senador aos autos da Operação Satiagraha

O senador Heráclito Fortes DEM/PI vai poder acessar os autos do processo que deu origem à "Operação Satiagraha", da PF, e que tramita na 6ª Vara Federal Criminal de São Paulo. A ordem foi do ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, que estendeu para o parlamentar, na noite de ontem, 17/7, a liminar concedida anteriormente para a defesa do banqueiro Daniel Dantas.

Gilmar Mendes explicou que é fato público a menção ao nome do senador Heráclito Fortes em diversas passagens do inquérito policial que levou à Operação Satiagraha. O inteiro teor do relatório elaborado pela polícia pode ser visto em diversos meios de comunicação, salientou o ministro, "do qual expressamente consta que referido parlamentar seria um dos possíveis envolvidos nos fatos investigados".

Como todos os investigados devem ter o mesmo direito de acesso aos autos, "ante a plausibilidade do argumento de que sob tal condição figura naqueles autos, conforme amplamente divulgado pela imprensa", o senador tem o mesmo direito de acessar os documentos, garante o presidente do Supremo.

Vazamento

Na petição que fez no HC 95009, Heráclito diz que teve seu nome exposto de forma ilegal, precipitada e irresponsável pelos veículos de imprensa, após a Polícia Federal "vazar" as informações colhidas pela investigação.

Considerando-se investigado, e em processo ilegalmente supervisionado por juiz federal de primeira instância, uma vez que como parlamentar só pode ser investigado por ordem do STF, o senador pediu ao STF para ter acesso a todos os documentos da investigação que envolvem seu nome.

__________

Patrocínio

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...