MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Gilmar Mendes requer indenização por ofensas em livro sobre Operação Satiagraha
Danos morais

Gilmar Mendes requer indenização por ofensas em livro sobre Operação Satiagraha

Segundo o ministro, a obra "Operação Banqueiro" é difamatória e distorce os fatos.

Da Redação

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Atualizado às 08:43

O ministro Gilmar Mendes ajuizou ação contra o jornalista Rubens Valente Soares, autor do livro "Operação Banqueiro" e, solidariamente, contra a editora responsável pela publicação. Segundo o ex-presidente do STF, que requer indenização por danos morais, a obra que trata da Operação Satiagraha é difamatória e distorce os fatos a fim de insinuar uma relação espúria entre ele e o banqueiro Daniel Dantas. O processo corre na 15ª vara Cível de Brasília/DF.

De acordo com Gilmar Mendes, o autor do livro pretende, "sob a pecha de investigação jornalística", propagar distorções, mentiras e despautérios sobre ele e outras pessoas relacionadas direta ou indiretamente à Operação Satiagraha.

"Já no título, o primeiro requerido deixa claro que não pretende dispor sobre a investigação Operação Satiagraha, mas sim divulgar, por conta própria, a suposta existência de articulação ou esforço conjunto, de contornos notadamente ilícitos, por ele nomeado - Operação Banqueiro."

Ao reivindicar a indenização, Gilmar Mendes atesta que o livro o acusa de não ser imparcial em sua atuação como juiz. Além disso, distorce sua biografia e deturpa o julgamento do 95.009, ao afirmar que as decisões proferidas contaram com empenho pessoal e ilegal do ministro para beneficiar os envolvidos na Operação Satiagraha.

Biografia

De acordo com o ministro do STF, Rubens Valente não poupou páginas para tratar distorcidamente de sua biografia, atacando sua carreira, família, relacionamentos e, principalmente, sua atividade judicante.

A defesa de Gilmar Mendes afirma que o jornalista procura desclassificar a conduta do ministro desde a suposto associação de seu pai e da origem de seu patrimônio com a ditadura militar, até sua atuação como membro do MP. Além disso, associa sua imagem ao ruralismo.

"Trata-se de verdadeira perseguição desprovida de ética, que há muito se distanciou da atividade informativa e inequivocamente extrapola os limites da liberdade de expressão, restando apenas a intenção injuriosa e difamatória."

Um Caso Excepcional

Em petição inicial, a defesa de Gilmar Mendes cita um capítulo do livro intitulado "Um Caso Excepcional". Segundo o documento, este trecho insinua que ele seria amigo íntimo de Arnoldo Wald e Sergio Bermudes, advogados que prestaram serviços a Daniel Dantas, quando, segundo o ministro, a sua relação com os causídicos restringe-se a contatos profissionais e acadêmicos.

Direito de resposta

Além da indenização por danos morais, o ministro Gilmar Mendes requer direito de resposta, uma vez que não a circulação do livro não será censurada e que, segundo seu entendimento, é preciso reduzir a expansão dos referidos danos.

Pede, então, que seja publicada nas futuras edições e reimpressões da obra, como também em revista de grande circulação, a transcrição integral e fiel do conteúdo da petição inicial e o teor da sentença a ser proferida.

Confira a petição inicial.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA