MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PGR questiona no STF lei que determina realização de convênio entre OAB/SP e Defensoria Pública

PGR questiona no STF lei que determina realização de convênio entre OAB/SP e Defensoria Pública

A obrigatoriedade da realização de convênio entre a seccional paulista da OAB e a Defensoria Pública do Estado de São Paulo é alvo de ADIn 4163, ajuizada no STF, pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza.

Da Redação

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Atualizado às 09:50


Convênio

PGR questiona lei que determina realização de convênio entre OAB/SP e Defensoria Pública

A obrigatoriedade da realização de convênio entre a seccional paulista da OAB e a Defensoria Pública do Estado de SP é alvo de ADIn 4163, ajuizada no STF, pelo procurador-geral da República, Antônio Fernando Souza.

Segundo o procurador-geral, a Constituição do Estado de São Paulo autoriza, no artigo 109, a designação de advogados da OAB para suprir a falta de defensores públicos, mediante a celebração de convênio entre o Estado e aquela instituição.

Outra norma contestada é o artigo 234 da lei Complementar 988/2006 (clique aqui) que diz que a OAB deve credenciar os advogados participantes do convênio e manter rodízio desses advogados. Estabelece também que a remuneração de tais profissionais será definida pela Defensoria Pública e pela OAB.

Para Antônio Fernando, os dispositivos violam o artigo 134 da CF/88 (clique aqui), que estabelece: a Defensoria Pública é instituição essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a orientação jurídica e a defesa, em todos os graus, dos necessitados, na forma do art. 5º, LXXIV.

Ressalta, por fim, que a defensoria deve possuir autonomia funcional e administrativa e, não deve ser submetida "às pretensões de entidade alheia à sua organização".

Pede, por fim, liminar para declarar a inconstitucionalidade dos artigos 109 da constituição paulista e 234 da lei complementar 988/2006. O ministro Cezar Peluso é o relator da ADIn.

_____________

Patrocínio

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...