MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Antônio Augusto Cançado Trindade toma posse na Corte Internacional de Justiça

Antônio Augusto Cançado Trindade toma posse na Corte Internacional de Justiça

Amanhã, dia 6/2, o juiz brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade será empossado na Corte Internacional de Haia, na Holanda, a partir das 18h. O brasileiro teve que desbancar o forte candidato colombiano Rafael Nieto-Navia, apoiado pelo governo dos EUA.

Da Redação

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Atualizado às 16:22


Corte de Haia

Antônio Augusto Cançado Trindade toma posse na Corte Internacional de Justiça

Amanhã, 6/2, o juiz brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade será empossado na Corte Internacional de Haia, na Holanda, a partir das 18h. O brasileiro teve que desbancar o forte candidato colombiano Rafael Nieto-Navia, apoiado pelo governo dos EUA.

O presidente nacional da OAB, Cezar Britto, designou o presidente da Comissão Nacional de Direitos Sociais da entidade e membro da Corte Interamericana de Direitos Humanos, Roberto Caldas, para representar a OAB na cerimônia de posse do juiz.

Cezar Britto elogiou a escolha de Cançado Trindade para o cargo. "É um nome dos mais respeitados no mundo jurídico e a sua escolha precisa ser reverenciada por toda a classe dos advogados brasileiros". A candidatura oficial de Cançado Trindade foi lançada em fevereiro de 2007 após Trindade ser nomeado, por unanimidade, pelo grupo nacional brasileiro na Corte Permanente de Arbitragem. Ele foi aprovado para o cargo com 160 dos 180 votos.

Na época da eleição

"O governo brasileiro recebeu com grande satisfação a eleição do professor brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade para o cargo de juiz da Corte Internacional de Justiça - CIJ, com mandato de nove anos, a partir de 2009", diz nota divulgada pelo Itamaraty.

Cançado Trindade teve o apoio de 163 membros da Assembléia Geral das Nações Unidas e de 14 membros do Conselho de Segurança da ONU. "A votação do professor Cançado Trindade na Assembléia Geral foi a maior da história das eleições para a Corte", destacou a nota.

Autor de diversas obras jurídicas, o Professor Cançado Trindade é Professor de Direito Internacional Público na Universidade de Brasília e no Instituto Rio Branco. É membro do "Curatorium" da Academia de Direito Internacional da Haia e titular do Instituto de Direito Internacional, na Bélgica.

De 1995 a 2006 foi Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos, que presidiu de 1999 a 2004. No Brasil, também exerceu o cargo de Consultor Jurídico do Ministério das Relações Exteriores, de 1985 a 1990.

"Sua eleição para a CIJ é um reconhecimento da importante trajetória do Professor Cançado Trindade no campo do Direito Internacional e da tradição jusinternacionalista do Brasil, que remonta à participação de Rui Barbosa na Conferência da Haia", diz nota do Itamaraty

A CIJ é o principal órgão judiciário das Nações Unidas, com sede na Haia, Países Baixos. Sua função é deliberar sobre questões jurídicas entre Estados e responder a consultas de órgãos ou agências especializadas da ONU. O Professor Cançado Trindade será o quinto brasileiro a integrar o corpo de juízes da Corte, tendo sido precedido pelos Doutores Francisco Rezek (1996-2006), José Sette Câmara (1979-1988), Levi Fernandes Carneiro (1951-1955) e José Philadelpho de Barros e Azevedo (1946-1951).

Homenagem no TJ/MT

A Associação Nacional de Magistradas - ANM e a International Association of Women Judges seccional Brasil, com apoio do TJ/MT, realiza nesta sexta-feira, 6/2, um culto ecumênico de ação de graças em homenagem ao professor Ph.D e jurista brasileiro Antônio Augusto Cançado Trindade, eleito para atuar na Corte Internacional de Haia, na Holanda. A celebração terá início às 19h na Igreja do Rosário - São Benedito, em Cuiabá e é organizada pela presidente da ANM, desembargadora Shelma Lombardi de Kato. No mesmo dia, na Holanda o magistrado será empossado como membro do principal órgão judiciário da ONU e cuja atribuição é julgar os crimes cometidos contra a humanidade.

O TJ/MT foi precursor da inovadora proposta para apoiar a candidatura de Cançado Trindade, organizada pela Associação Nacional de Magistradas. A desembargadora Shelma Lombardi de Kato desenvolveu uma campanha maciça de adesão, pelo fato do magistrado ter uma vida dedicada à causa do Brasil e dos Direitos Humanos. O TJ, por iniciativa da desembargadora, liderou no país o movimento internacional de defesa da candidatura disponibilizando manifesto para coleta de adesão no Portal do Poder Judiciário Estadual. No total, 212 instituições e 2.597 pessoas assinaram o documento eletrônico.

____________
________________

Leia mais

  • 12/12/08 - Eleito para a Corte de Haia, Cançado Trindade participará de audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado - clique aqui
  • 7/11/08 - Antônio Augusto Cançado Trindade é eleito para a Corte de Justiça em Haia - clique aqui
  • 17/3/08 - O Estado de S. Paulo - Ellen Gracie aceita disputar vaga na Corte de Haia - clique aqui

________________

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...