MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça suspende processo contra Denise Abreu, ex-diretora da ANAC

Justiça suspende processo contra Denise Abreu, ex-diretora da ANAC

Foi divulgado ontem, 6/4, a decisão do desembargador federal Luiz Stefanini, do TRF da 3ª região, concedendo liminar em habeas-corpus para suspender a ação penal contra Denise Abreu, ex-diretora da ANAC, pelo crime de fraude processual.

Da Redação

terça-feira, 7 de abril de 2009

Atualizado às 08:40


Fraude processual

Justiça suspende processo contra Denise Abreu, ex-diretora da ANAC

O desembargador Federal Luiz Stefanini, do TRF da 3ª região, concedeu liminar em HC para suspender a ação penal contra Denise Abreu, ex-diretora da ANAC, pelo crime de fraude processual.

Em janeiro deste ano, a juíza da 1ª vara Criminal Federal de Guarulhos/SP, alterou a acusação do MPF contra a ex-diretora, que inicialmente seria de "falsificação de documento público e uso de documento falso", para fraude processual.

Tal decisão foi considerada pela defesa de Denise Abreu, comandada pelo criminalista Roberto Podval (Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados), como uma "aberração processual".

Entenda o caso

Segundo a defesa, a juíza não poderia ter alterado, no momento do recebimento da denúncia, a tipificação do crime, ou seja, receber a denúncia por outro crime que não o imputado pelo MPF. O momento processual adequado para fazer qualquer adequação na tipificação do crime seria na sentença.

Entre os erros apontados pelo desembargador, destaca-se que os crimes de fraude processual e falsidade documental são absolutamente diferentes, o que impediria a alteração na capitulação. Em um primeiro momento, a juíza já havia recebido a denúncia, vinda do MPF. Somente após analisar defesa preliminar - verificando que os crimes imputados não se configurariam - é que decidiu alterar a tipificação.

Isto equivale a mudar a acusação por outra absolutamente diversa, pela juíza, que não é titular da ação penal. E sem dar direito à ré de saber contra o que tem de se defender, afirma a defesa de Denise.

"Nossa defesa preliminar foi voltada para os crimes imputados na denúncia (falsificação de documento público e uso de documento falso) e não para o crime de fraude processual , que até então nunca havia sido cogitado. Assim, a direito de defesa foi cerceado, pois houve inovação acusatória pela juíza", esclarece Roberto Podval, com o que concordou o desembargador na decisão liminar.

À época da decisão da magistrada, em janeiro, Podval já havia mostrado total espanto com a atitude e declarado:

"Cabe ao magistrado analisar os fatos e as imputações constantes da denúncia. Por exercer função imparcial, não pode o juiz, no momento do recebimento da denúncia, alterar as acusações elaboradas pelo Ministério Público, 'consertando a acusação', dando aos fatos a tipificação que entende mais adequada. Isso fere o sistema acusatório, previsto em nossa Constituição. A função de acusar é restrita ao Ministério Público. Ao juiz cabe, apenas, verificar a existência, ou não, de elementos que embasam a acusação. Esses elementos não existem no presente caso. A única solução apropriada, portanto, seria a rejeição da denúncia".

  • Confira abaixo a decisão na íntegra.

______________

_________
______________

Leia mais

  • 27/1/09 - JF ratifica recebimento da denúncia contra Denise Abreu e ex-diretora da Anac é ré em ação penal. Defesa de Denise vai recorrer de acusação - clique aqui.
  • 25/11/08 - Juiz suspende indiciamento de pessoas responsabilizadas pelo acidente da TAM - clique aqui.
  • 20/11/08 - Polícia Civil de SP vai indiciar dez pessoas consideradas responsáveis pelo acidente com o Airbus da TAM 954272 - clique aqui

___________________

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...