AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Justino de Oliveira Advogados >
  4. 2º Seminário sobre Consensualismo na Administração Pública
Seminário

2º Seminário sobre Consensualismo na Administração Pública

O evento contará com a participação do advogado Gustavo Justino, que abordará os desafios de alinhar interesse público e soluções consensuais.

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Atualizado às 13:36

No dia 1º/12, das 9 às 17h, o TCU promove o "2º Seminário sobre Consensualismo na Administração Pública", no auditório Ministro Pereira Lira, na sede do Tribunal, em Brasília/DF, com transmissão ao vivo pelo canal do TCU no YouTube.

A iniciativa tem como objetivo aprofundar o debate sobre o uso do diálogo e da mediação como ferramentas para a solução de controvérsias no setor público.

O encontro reunirá ministros do TCU, autoridades, acadêmicos e especialistas de referência nacional. Entre os convidados, está o professor Gustavo Justino, sócio-fundador do escritório Justino de Oliveira Advogados, docente da USP e do IDP - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa.

O jurista integra o painel 3 do evento, que discutirá o tema "Como avaliar o alcance do interesse público no desenho da solução consensual?", moderado pelo ministro Bruno Dantas Nascimento.

 (Imagem: Divulgação)

Gustavo Justino debaterá os desafios de alinhar interesse público e soluções consensuais.(Imagem: Divulgação)

Durante sua exposição, Gustavo Justino abordará os desafios e as oportunidades de aplicação dos métodos consensuais no âmbito da gestão pública, ressaltando a importância de um modelo de governança que privilegie o diálogo e a cooperação entre Estado e sociedade.

A discussão integra o esforço institucional do TCU em consolidar o consensualismo como instrumento de eficiência, transparência e racionalidade na administração pública.

O evento é voltado a servidores públicos, advogados, procuradores, representantes do setor privado e estudantes interessados no tema. 


Realização: TCU - Tribunal de Contas da União

Para mais informações e inscrições, clique aqui.

Justino de Oliveira Advogados