Reforma
Secretários de segurança pública propõem alterações no CP
O presidente do Senado, José Sarney, recebeu de Secretários de Segurança Pública de todo o país um documento com propostas para mudanças no CP e uma compilação de sugestões para alterações e adequações em projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional. Os textos foram elaborados pelo Consesp - Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública.
Segundo José Mariano Beltrame, secretário de Segurança Pública do RJ, as sugestões consideraram a gravidade de problemas comuns a todos os Estados.
As propostas sugeridas são, entre outras:
- 
tornar crime a participação em milícias
 - 
dificultar a progressão de pena, incluindo a exigência de exame criminológico para permitir o cumprimento da pena em regime semiaberto
 - 
facilitar a internação compulsória de dependentes químicos
 - 
direito de seguir, por mecanismos de comunicação, condenados que estão foragidos
 - 
maior abertura nas autorizações de escutas nas investigações criminais, tanto para criminosos em geral como para servidores públicos que respondem a crime ou a procedimentos administrativos.
 
- 
criação de um cadastro nacional único de acusados, suspeitos e condenados por assalto a banco. Com esse registro, haveria a interligação dos Estados nas ações preventivas e repressivas às quadrilhas especializadas nessa modalidade de crime.
 
- 
empresas fabricantes de materiais explosivos sejam responsabilizadas pela guarda desses produtos, como forma de prevenir o roubo e, consequentemente, seu uso em atividades criminosas.
 
Em outubro passado, foi constituída pelo Senado uma comissão de juristas com a missão de alterar o CP. O colegiado tem até o dia 25/5 para elaborar o anteprojeto de reforma do código.
_________