Migalhas Quentes

STJ: Humberto Martins convocará Pleno para definir lista tríplice para novo ministro

A Corte tem uma reservada a desembargador Federal em virtude da aposentadoria do ministro Napoleão Nunes.

21/1/2021

O presidente do STJ, ministro Humberto Martins, irá convocar sessão do Pleno assim que for iniciado o semestre forense, em fevereiro, para marcar a data e o formato da sessão secreta destinada a formar a lista tríplice para a vaga do STJ reservada a desembargador Federal em virtude da aposentadoria do ministro Napoleão Nunes.

(Imagem: OAB/DF)

Para a formação da lista tríplice, os TRFs poderão encaminhar os nomes dos magistrados que se habilitarem perante cada Tribunal. Esses nomes serão analisados pelo STJ. A partir das informações dos TRFs, o Pleno formará a lista e a encaminhará ao presidente da República, para a indicação de um entre os três nomes escolhidos pelo STJ.

De acordo com o artigo 10 do Regimento Interno, compete ao Pleno elaborar as listas tríplices dos juízes, desembargadores, advogados e membros do Ministério Público que devem compor o STJ.

Composição

De acordo com o artigo 104 da Constituição, o STJ é composto de, no mínimo, 33 ministros, que são nomeados pelo presidente da República entre brasileiros com mais de 35 anos e menos de 60 anos, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado.

Ainda segundo a Constituição, as cadeiras do STJ são divididas da seguinte forma: um terço entre juízes dos Tribunais Regionais Federais e um terço entre desembargadores dos Tribunais de Justiça, indicados em lista tríplice elaborada pelo próprio STJ; um terço, em partes iguais, entre advogados e membros do Ministério Público Federal, estadual, do Distrito Federal e dos Territórios, alternadamente, indicados na forma do artigo 94 da Constituição.

{INNER_BANNER_AREA}

13 anos de STJ

Natural de Limoeiro do Norte (CE), Napoleão Nunes Maia Filho foi ministro do STJ entre maio de 2007 e dezembro de 2020; antes, ocupou o cargo de desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região. No STJ, o ministro foi membro da Quinta e da Primeira Turmas, além da Primeira Seção e da Corte Especial.

Informações: STJ.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Corte Especial do STJ presta homenagem ao ministro Napoleão

18/12/2020
Migalhas Quentes

Bolsonaro também indicará dois ministros para STJ

25/9/2020