Migalhas Quentes

Bolsonaro sanciona lei que cria Auxílio Brasil

O governo promete elevar o auxílio para R$ 400 em 2022 com a promulgação da PEC dos Precatórios.

30/12/2021

Foi publicada no DOU desta quinta-feira, 30, a lei 14.284/21, que institui o programa Auxílio Brasil e o programa Alimenta Brasil. A norma também define metas para taxas de pobreza.

O Auxílio Brasil é um programa que substitui o Bolsa Família e que está em vigor desde o dia 17 de novembro, quando começaram os pagamentos para quem já era beneficiário do Bolsa Família.

Bolsonaro formaliza criação do Auxílio Brasil. (Imagem: Carolina Antunes | PR)

Atualmente, 14,5 milhões de famílias têm direito ao amparo. Quem recebeu o auxílio emergencial, mas não recebia Bolsa Família, não está automaticamente incluído no Auxílio Brasil. Aqueles que não recebiam o Bolsa Família, mas estão inscritos no Cadastro Único e atendiam aos requisitos do programa, poderão ser incluídos nos próximos meses, mas não há garantias nem prazos.

Confira a íntegra da lei.

Quem tem direito?

Pela nova lei, são elegíveis ao Programa Auxílio Brasil as famílias:

As famílias que se enquadrarem na situação de pobreza apenas serão elegíveis ao programa Auxílio Brasil se possuírem em sua composição gestantes, nutrizes ou pessoas com idade até 21 anos incompletos.

$$$

A norma também fixa os valores dos benefícios. São eles:

Alimenta Brasil

O Programa Alimenta Brasil substituirá o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos. No novo benefício, o governo compra alimentos produzidos pela agricultura familiar e garante renda mínima aos produtores. Os alimentos comprados pelo governo Federal são doados à rede de assistência social.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Congresso aprova orçamento 2022 com aumento para gastos sociais

22/12/2021
Migalhas Quentes

IAB considera ilegal aumento do IOF para subsidiar o Auxílio Brasil

19/11/2021
Migalhas Quentes

Novo Bolsa Família: Medida provisória de Bolsonaro cria Auxílio Brasil

10/8/2021