Migalhas Quentes

Advogados alemães estão fazendo carreira fora dos tribunais

Segundo o Frankfurter Allgemeine Zeitung, agora há mais mulheres advogadas e os profissionais estão preferindo trabalhar como consultores de empresas, e não perante os tribunais.

23/6/2022
Publicidade
Expandir publicidade

A profissão de advogado está encolhendo, se tornando mais feminina e com mais frequência do que as gerações anteriores os advogados estão procurando uma carreira fora dos tribunais e dos escritórios de advocacia. Assim revelou o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung nesta quarta-feira, 22.

Além disso, segundo o periódico, a proporção de advogados que atuam em empresas continua crescendo de forma constante, correspondendo a aproximadamente 36%.

Estatísticas

Dados divulgados pelo jornal apontam que o número de advogados estabelecidos em toda a Alemanha caiu de 154.700 para 142.822 desde 2017. As possíveis causas para a queda seriam a dificuldade cada vez maior de recrutar jovens e a aposentadoria dos profissionais mais velhos devido à idade.

Por outro lado, as estatísticas mostram que programas de graduação com foco em Direito Empresarial estão desfrutando de crescente popularidade.

“De acordo com o Instituto Soldan, 20% de todos os ingressantes em direito estão se formando em direito empresarial, e não em direito. No entanto, esses cursos, voltados para licenciaturas e mestrados, não dão acesso ao estágio jurídico e não abrem caminho para a profissão de advogado posterior. No entanto, a área de aplicação para advogados comerciais em escritórios de advocacia e indústria, especialmente em gerenciamento de projetos e processos de massa, expandiu-se consideravelmente. Além disso, salários iniciais atraentes são pagos lá. Em escritórios de advocacia menores, em particular, os jovens advogados totalmente qualificados às vezes ganham significativamente menos”, disse o periódico.

Para ler a íntegra da matéria em alemão, clique aqui.

Perfil dos advogados alemãs está mudando.(Imagem: Freepik)

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos