Migalhas Quentes

Avança na Câmara PL que prevê medidas de proteção pessoal a advogados

Projeto visa garantir a concessão imediata de medidas protetivas a advogados e advogadas que sofrerem agressões durante o exercício profissional, fortalecendo sua segurança e o pleno exercício da advocacia.

9/5/2024
Publicidade
Expandir publicidade

O PL 5.109/23, que altera o Estatuto da Advocacia (lei 8.906/94), passou por mais uma etapa em sua tramitação. O objetivo do projeto é garantir a concessão imediata de medidas de proteção pessoal a advogadas e advogados que sofrerem agressões durante o exercício da profissão.

CSPCCO - Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado concedeu pedido de vista ao deputado delegado Paulo Bilynskyj, após leitura do parecer favorável com substitutivo do relator, deputado Alfredo Gaspar. A matéria seguirá para a CCJ - Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Casa, em caráter conclusivo.

De acordo com o voto do relator, o substitutivo considerou o PL 5.109/23 e seu apensado PL 5.154/23Ele defende que o primeiro estabelece de forma genérica a previsão dessas medidas protetivas, enquanto o segundo o complementa, detalhando-as material e procedimentalmente.

O parlamentar ressalta que os perigos inerentes à prática da advocacia destacam a urgente necessidade de estabelecer medidas de proteção eficazes. Isso garantirá que os advogados possam desempenhar suas funções essenciais sem enfrentar ameaças à sua segurança física e ao exercício de sua profissão.

Avança na Câmara PL que prevê medidas de proteção pessoal a advogados.(Imagem: Freepik)

Prerrogativas 

De acordo com a proposta, medidas protetivas poderão ser concedidas independentemente da tipificação penal da violência, do ajuizamento de ação, da existência de inquérito policial ou do registro de boletim de ocorrência.

Veja mais no portal
cadastre-se, comente, saiba mais

Leia mais

Notícias Mais Lidas

Artigos Mais Lidos