Migalhas Quentes

STJ realiza evento de cooperação judicial com Cortes internacionais

A conferência abordará o uso de tecnologias como a inteligência artificial no Judiciário e a harmonização de práticas jurídicas, essenciais para enfrentar desafios transnacionais.

8/10/2024

O STJ promoverá, nesta quarta-feira, 9/10, o evento "Cooperação Brasil + Ásia + Pacífico: Presente e Perspectivas", reunindo ministros do STJ, embaixadores brasileiros e representantes de altas Cortes da Ásia e Pacífico para debater temas de interesse comum.

A iniciativa busca fortalecer a cooperação judicial entre o Brasil e os países da região, explorando oportunidades de intercâmbio e diálogo para aprimorar o combate ao crime organizado internacional, a proteção dos direitos humanos e o uso de tecnologia no Judiciário.

O evento contará com a participação do presidente do STJ, ministro Antonio Herman Benjamin, ministro Villas Bôas Cueva e a ministra Daniela Teixeira.

A conferência será realizada no edifício-sede do STJ, dia 9/10.(Imagem: Reprodução)

Também está programada uma conferência do embaixador Eduardo Paes Saboia, secretário de Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, além da presença dos embaixadores brasileiros na China, Índia e Indonésia, que compartilharão suas experiências diplomáticas e perspectivas para uma maior integração judicial.

O encontro discutirá temas como o uso de inteligência artificial nos tribunais e a necessidade de harmonização de práticas jurídicas para lidar com questões transnacionais.

A conferência será realizada no edifício-sede do STJ, em Brasília, com tradução simultânea para facilitar a comunicação entre os participantes internacionais.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Barroso pede a big techs criação de “ChatGPT” para uso jurídico

18/10/2023
Migalhas de Peso

Acordo de Cooperação internacional entre a jurisdição brasileira e a norte-americana: análise da constitucionalidade do decreto Federal 3.810/01

18/12/2017
Migalhas Quentes

STF, STJ e outros órgãos do Judiciário adotam remessa eletrônica de processos

27/3/2012