Migalhas Quentes

Moraes tira sigilo de investigação sobre tentativa de golpe de Estado

O ministro também enviou relatório final da Polícia Federal à PGR.

26/11/2024

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou a retirada do sigilo da investigação sobre a tentativa de golpe de Estado e a abolição violenta do Estado Democrático de Direito. A decisão, tomada na Pet 12.100, também encaminha o relatório final da Polícia Federal à Procuradoria-Geral da República.

No relatório, a PF indiciou 37 pessoas, apontando a existência de um grupo criminoso organizado em núcleos. Segundo as investigações, os integrantes teriam adotado medidas para desacreditar o processo eleitoral, planejar e executar um golpe de Estado, além de buscar a abolição do Estado Democrático de Direito, com o objetivo de manter seu grupo no poder.

Ao remeter os autos à PGR, o ministro destacou que, no sistema jurídico brasileiro, o Ministério Público é o responsável exclusivo pela ação penal nos casos de crimes de ação penal pública. Cabe ao órgão decidir pelo oferecimento de denúncia ou pelo arquivamento do inquérito.

Moraes enviou investigação sobre tentativa de golpe de Estado à PGR(Imagem: Rosinei Coutinho/STF)

Moraes também justificou a retirada do sigilo, afirmando que o relatório final foi apresentado e todas as diligências requisitadas pela PF foram cumpridas, não havendo mais necessidade de manutenção da confidencialidade.

No entanto, o sigilo foi mantido em outra investigação, a Pet 11.767, que trata do acordo de colaboração premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens da Presidência da República, devido à existência de diligências em andamento e outras em fase de deliberação.

Confira a íntegra da decisão.

Veja a íntegra do relatório final da Polícia Federal.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Mendonça e Moraes divergem de limites de quebra de sigilo na internet

16/10/2024
Migalhas Quentes

STF: Moraes retira sigilo do caso das joias envolvendo Bolsonaro

8/7/2024
Migalhas Quentes

Moraes retira sigilo de decisão que investiga Ramagem, ex-diretor da Abin

25/1/2024
Migalhas Quentes

Moraes levanta sigilo de investigação que envolve Ricardo Salles

27/5/2021