Migalhas Quentes

Moraes manda Bolsonaro provar convite oficial para posse de Trump

Ex-presidente pede ao ministro que devolva seu passaporte para comparecer à posse nos Estados Unidos.

11/1/2025

Ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou que os advogados do ex-presidente Jair Bolsonaro apresentem documento oficial do governo dos Estados Unidos para comprovar o convite formal à cerimônia de posse de Donald Trump. A decisão foi proferida neste sábado, 11.

“Determino que a defesa de Jair Messias Bolsonaro apresente documento oficial, nos termos do artigo 236 do CPP, que efetivamente comprove o convite descrito em sua petição.”

Bolsonaro pede a Moraes que devolva seu passaporte para comparecer à posse de Trump.(Imagem: Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press/Folhapress)

A decisão é uma resposta preliminar ao pedido da defesa de Bolsonaro, que solicitou ao STF a devolução do passaporte do ex-presidente. O documento foi apreendido em fevereiro de 2024 no âmbito da operação Tempus Veritatis, conduzida pela PF, que investiga uma suposta organização criminosa acusada de tentar abolir o Estado Democrático de Direito no Brasil para manter Bolsonaro no poder.

O pedido da defesa alegava a necessidade de Bolsonaro viajar aos Estados Unidos entre os dias 17 e 22 de janeiro para acompanhar a posse de Trump, agendada para o dia 20, em Washington.

Moraes, no entanto, destacou que o requerimento não apresentou comprovação suficiente para justificar a viagem. “Antes da análise, há necessidade de complementação probatória, pois o pedido não veio devidamente instruído com os documentos necessários.

Moraes também solicitou parecer da PGR sobre o pedido do ex-presidente, que deve se manifestar após a complementação solicitada pelo ministro.

Esta é a terceira tentativa de Bolsonaro de reaver o passaporte desde a apreensão, todas negadas por Moraes. O documento segue retido enquanto as investigações da PF continuam em andamento.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

PF indicia Bolsonaro e outros 36 por tentativa de golpe em 2022

21/11/2024
Migalhas Quentes

PF indicia Bolsonaro e mais 11 em inquérito das joias sauditas

5/7/2024
Migalhas Quentes

Bolsonaro afirma ao STF que seria "ilógico" pedir asilo na Hungria

27/3/2024
Migalhas Quentes

Moraes dá 48h para Bolsonaro explicar estada na embaixada da Hungria

26/3/2024
Migalhas Quentes

Bolsonaro se escondeu na embaixada da Hungria após investigação da PF

25/3/2024
Migalhas Quentes

Operação da PF mira Bolsonaro, aliados políticos e militares

8/2/2024