Entre gravatas e sanfonas, Brasília assistiu a um raro instante de beleza política: o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, soltou a voz ao lado do sertanejo Leo Chaves durante a festa de aniversário do deputado Marcos Pereira, presidente do Republicanos, na noite desta quarta-feira, 23.
A canção escolhida não poderia ser mais simbólica: Tocando em Frente, de Almir Sater e Renato Teixeira. Chamado ao palco por Leo, Barroso não titubeou. Com a serenidade de quem conhece bem os silêncios do Judiciário, deixou que a música fluísse - e ali estavam, lado a lado, juiz e trovador, interpretando um clássico que fala de caminhos, maturidade e esperança.
Ao fim, Leo Chaves cravou: "A partir de hoje, uma nova dupla sertaneja no Brasil para você: Léo e Barroso". Com o humor habitual, o ministro respondeu: "Provavelmente vai ser mais divertido do que a vida que eu levo".
Não é a primeira vez que Barroso se aventura pela trilha melódica. Já é conhecido, nos bastidores, seu apreço pela música - essa arte que, como o Direito, exige harmonia, pausa, escuta e compasso.
Num país onde tantas vezes o tom desafina, é alentador saber que o presidente da Suprema Corte tem música na cabeça - e, como bem se sabe, também no coração.
Assista ao dueto e outros momentos musicais do presidente-ministro-jurista-cantor Luís Roberto Barroso.