Migalhas Quentes

Juiz valida justa causa de motorista que foi trabalhar embriagado

Magistrado considerou ausência na audiência como confissão dos fatos e reconheceu como verídica a versão apresentada pela empresa.

9/6/2025

O juiz do Trabalho João Batista Cruz de Almeida, da 1ª vara de Taguatinga/DF, validou a demissão por justa causa de um motorista de coleta de lixo domiciliar que compareceu ao trabalho embriagado.

Magistrado considerou verídica a versão da empresa, diante da ausência do trabalhador em audiência e dos documentos assinados por ele.

O caso

O motorista alegou que foi dispensado injustamente por embriaguez, sustentando que não houve comprovação robusta da acusação e que o aparelho utilizado para a aferição estaria defeituoso.

A defesa da empresa afirmou que o trabalhador admitiu, por escrito, ter consumido bebida alcoólica na noite anterior. Também foram apresentados documentos assinados por ele, como o termo de constatação de embriaguez, a comunicação de dispensa e o termo de rescisão contratual.

Justiça do Trabalho valida justa causa de motorista que compareceu embriagado ao local de trabalho.(Imagem: Arte Migalhas)

Decisão

Ao fundamentar a decisão, o juiz ressaltou que o trabalhador foi devidamente intimado, mas não compareceu à audiência de instrução, o que motivou a aplicação da pena de confissão ficta.

“Tem-se por verídica a narrativa da defesa no tocante à motivação da rescisão contratual.”

O magistrado concluiu que os documentos demonstram que “a penalidade aplicada observou os requisitos da imediatidade, proporcionalidade e gravidade da falta”, não havendo qualquer “elemento que evidencie vício de vontade”.

Dessa forma, o juiz negou o pedido do trabalhador para reversão da justa causa.

Leia a decisão.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

TRT-2: Embriaguez pontual não justifica demissão por justa causa

23/5/2025
Migalhas Quentes

STJ: Embriaguez de condutor que contribui para acidente exclui seguro

3/4/2025
Migalhas Quentes

Motorista é condenado por embriaguez mesmo sem realizar bafômetro

22/12/2024