Um ministro do STF reagiu com ironia à declaração de Marco Rubio, secretário de Estado do governo Donald Trump, sobre a revogação dos vistos americanos concedidos a Alexandre de Moraes e outros sete integrantes da Corte.
Em caráter privado, o membro do Supremo enviou ao jornal Valor Econômico uma imagem com os dizeres “sempre teremos Paris”, em alusão à famosa fala do filme “Casablanca”, de 1942, dirigido por Michael Curtiz e estrelado por Humphrey Bogart, Ingrid Bergman e Paul Henreid.
Em publicação no X, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, afirmou que determinou a suspensão dos vistos de Alexandre de Moraes e aliados, alegando abusos na condução do processo que tornou Jair Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado.
O anúncio ocorreu no mesmo dia em que Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica, a entrega do passaporte e a proibição de contato com outros investigados, inclusive o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro. Mais tarde, a 1ª turma do STF formou maioria para manter as medidas cautelares.
As determinações foram tomadas no âmbito do inquérito que apura um suposto complô golpista articulado a partir de 2022, com apoio internacional.