Migalhas Quentes

Tarifaço de Trump tem isenções e entra em vigor em 7 dias; veja íntegra

Medida afeta quase todas as exportações brasileiras aos Estados Unidos; isenções estão previstas em anexo ao decreto.

30/7/2025

Nesta quarta-feira, 30, o presidente dos Estados Unidos, Donald J. Trump, assinou ordem executiva que declara "emergência nacional" contra o governo do Brasil e determina a aplicação de tarifa adicional de 40% sobre uma ampla gama de produtos brasileiros. Com isso, a alíquota total chega a 50%, conforme já havia sido prometido por Trump em carta enviada ao presidente Lula.

A nova tarifa se soma aos 10% já impostos em abril deste ano, editada sob o argumento de correção de desequilíbrios na balança comercial.

Agora, com a nova ordem, o percentual é elevado a 40% de forma cumulativa, incidindo sobre praticamente todas as mercadorias brasileiras, excetuados os bens listados como isentos nos anexos do próprio decreto.

A entrada em vigor da medida está prevista para sete dias após a publicação da ordem executiva. Produtos que já estiverem em trânsito até essa data, desde que desembarcados nos EUA até 5 de outubro de 2025, estarão isentos da nova tarifa.

Em decreto, Trump isentou alguns itens do tarifaço imposto ao Brasil.(Imagem: Arte Migalhas)

Produtos isentos

Entre os bens excluídos da tarifação adicional estão:

Mercadorias originalmente exportadas pelos EUA ao Brasil para conserto ou transformação, e que retornam ao território americano, poderão entrar sem pagar a nova taxa, desde que atendam aos requisitos legais de retorno.

Possibilidade de retaliação e revisão

O decreto também autoriza o presidente a modificar ou ampliar as sanções:

Além disso, o Departamento de Estado norte-americano ficará responsável por monitorar a situação e poderá recomendar novas ações, em conjunto com os departamentos do Tesouro, Comércio, Segurança Interna, e representantes da presidência.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Trump assina decreto e oficializa tarifa de 50% sobre o Brasil

30/7/2025
Migalhas Quentes

Em carta a Lula, Trump anuncia tarifa de 50% ao Brasil e critica STF

9/7/2025
Migalhas Quentes

Advogado explica tarifaço de Trump e impactos para o Brasil

9/4/2025