Migalhas Quentes

Lula sanciona com 63 vetos PL que enfraquece regras de licenciamento ambiental

Nova regra permite liberação mais rápida de obras estratégicas, mesmo sem análise de impacto ambiental.

8/8/2025

O presidente Lula sancionou nesta sexta-feira, 8, a nova lei geral do licenciamento ambiental, aprovada pelo Congresso em julho, com 63 vetos parciais. Após avaliação técnica, o governo decidiu também enviar ao Legislativo, em regime de urgência, um novo projeto de lei com ajustes considerados essenciais. 

A medida foi anunciada em entrevista coletiva pela ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, acompanhada da ministra substituta da Casa Civil, Miriam Belchior, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira.

A decisão presidencial teve como diretrizes: fortalecer a integridade do processo de licenciamento, assegurar os direitos de povos indígenas e comunidades quilombolas, dar segurança jurídica a empreendimentos e investidores e incorporar inovações que tornem o processo mais ágil sem comprometer sua qualidade.

Segundo Marina, o objetivo é garantir agilidade sem perder qualidade, por meio de diálogo com o Congresso, promovendo um ciclo em que “a economia não brigue com a ecologia, mas façam parte da mesma equação”.

O novo marco legal do licenciamento ambiental, de acordo com o Planalto, está alinhado à Constituição, à Política Nacional de Meio Ambiente e à lei complementar 140, e pretende reduzir riscos de judicialização, promover previsibilidade aos investimentos e fortalecer a proteção dos ecossistemas.

Lula sanciona lei do licenciamento ambiental com 63 vetos.(Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil)

Vetos e nova proposta legislativa

O governo também editou uma medida provisória que dá eficácia imediata à LAE - licença ambiental especial, destinada a projetos estratégicos, antecipando sua validade sem esperar os seis meses previstos no projeto original.

Entre os principais vetos estão:

Pontos preservados e avanços

Apesar dos vetos, foram mantidos diversos avanços da proposta original do Congresso, como:

 

Segundo o governo, os vetos têm fundamento no interesse público, na proteção do meio ambiente e no respeito ao pacto federativo. O novo projeto de lei a ser enviado ao Congresso complementará a legislação sancionada, prevenindo lacunas e alinhando os objetivos de desenvolvimento com a preservação ambiental.

Veja a versão completa

Leia mais

Migalhas Quentes

Câmara aprova projeto que altera regras de licenciamento ambiental

17/7/2025
Migalhas Quentes

Senado aprova PL que transforma cargos vagos de técnico do STJ em analista

6/7/2025
Migalhas Quentes

Senado aprova PL com novas regras para licenciamento ambiental

22/5/2025