Advogada, candomblecista, mestre em Direito Público pela Universidade Federal da Bahia, sócia do escritório MFG Advogadas Associadas, membro da Comissão Especial de Combate à Intolerância Religiosa OAB/BA.
Uma reflexão poderosa sobre a resistência negra, destacando a luta contra o racismo religioso na Caminhada dos Terreiros e o significado do 20 de novembro.
Neste artigo, são abordados os impactos do PL 1904/24, conhecido como PL do Aborto, que propõe a equiparação do aborto de gestação acima de 22 semanas ao homicídio, e suas implicações para os direitos reprodutivos das mulheres no Brasil, com ênfase nas mulheres negras.
O texto aborda de maneira impactante a realidade da violência policial na Bahia, especialmente destacando o impacto desproporcional nas comunidades negras.
A Bahia assumiu a liderança do Estado em que mais ocorre mortes decorrentes de intervenção policial, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Na coluna de hoje, a advogada Camila Garcez trata acerca do racismo religioso presente no país. No texto, ela indaga até que ponto é possível contar com o apoio do sistema da Justiça nestes casos.