Mestre e Doutor em Direito Processual Civil pela PUC-SP, Professor de Direito Processual Civil da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Advogado e Parecerista.
youtube e Instagram @ProfRodrigoDaCunha
Não há proveito econômico imediato no incidente de desconsideração de personalidade jurídica e o valor atribuído à causa não corresponde à pretensão do autor.
O direito de embargar preventivamente no prazo do art. 792, § 4º do CPC, não exclui o direito de embargar repressivamente no prazo do art. 675, caput, do CPC
Qual o próximo passo quando a operadora de plano de saúde persiste em descumprir a tutela de urgência, mesmo depois da fixação e até da elevação do valor da multa cominatória?
Manifestações públicas sobre as partes ou sobre os fatos de lides pendentes (prejulgamento) são motivos concretos para se desconfiar da imparcialidade do juiz.
A curiosa origem das varas judiciais e tradição, que conecta o presente ao passado, dando legitimidade, confiabilidade, autoridade e respeitabilidade ao Judiciário.
Não é necessário que as partes dos processos de origem e de destino sejam as mesmas, desde que a parte a quem a prova desfavorece tenha participado do processo em que ela foi produzida.
Numa democracia constitucional, marcada pelo pluralismo de ideias, não se admite tomar a regra pela exceção, para controlar o que se fala ou quem fala.
O juiz está obrigado a responder a todas as alegações das partes ou rebater todos os seus argumentos, desde que tenha encontrado motivos suficientes para embasar a decisão?
A preclusão não deve ser aplicada ao recorrente de boa-fé diante de dúvida objetiva na recorribilidade das interlocutórias, garantindo segurança jurídica.