Advogado especialista em Direito da Influência, Societário e Contratual. Professor de pós-graduação da Faculdade Santo Ivo.
Contato: (61) 99919-6493 | @ronansantos.adv
Com a suspensão nacional dos processos que discutem a contratação via PJ e MEI, o STF lançou um alerta claro: é hora de separar fraude de inovação, proteger quem precisa - e respeitar a autonomia de quem escolhe atuar com liberdade.
Decisão do STJ sobre SOPs traz segurança jurídica, incentiva a retenção de talentos e alinha o Brasil a práticas internacionais no mercado de trabalho.
M4E - Media for Equity: Modelo inovador onde empresas trocam participação societária por publicidade. Ideal para startups, mas exige análise jurídica cuidadosa.
Medidas de transparência e profissionalização são benéficas para todos os tipos societários. Cada vez mais é necessário estar com a casa arrumada para receber investimentos e conseguir mais clientes.
Ser sócio não significa, necessariamente, ditar os rumos da sociedade. Essa é uma verdade que muitos, no Judiciário, ignoram. Felizmente, o STJ tem adotado uma visão ponderada e técnica sobre a questão.
Num contexto de ascensão das startups, cujas soluções disruptivas exigem alta competência técnica, o empresário não pode se dar ao luxo de perder uma peça-chave. Por isso, o contrato de vesting se torna um mecanismo imprescindível para atrair e reter talentos para todas as sociedades empresárias.
A lei 14.620/23, que deu nova regulamentação ao Programa Minha Casa, Minha Vida, trouxe importante novidade para o Direito Processual Civil. Veja como essa novidade impacta o mundo dos contratos.