Advogada criminalista especialista em Direito Penal Econômico. Sócia fundadora do Escritório Galvão & Lino Advogados Associados. Secretária-Geral da Comissão Especial de Ciências Criminais da OAB/BA.
A lei Maria da Penha prevê que o descumprimento das medidas protetivas de urgência é crime. Porém, se o suposto agressor descumpre a MPU com autorização da vítima, ele responde pelo referido crime?
A denúncia do influenciador Felca sobre a adultização infantil provocou uma reação imediata não apenas na sociedade, mas também no Legislativo, com consequências criminais.
O texto aborda o papel fundamental das legislações brasileiras no combate à violência contra a mulher e destaca a evolução do ordenamento jurídico brasileiro frente à luta.
O artigo aborda a importância da campanha “Agosto Lilás”, criada em 2022 pelo governo Federal com o objetivo de promover a conscientização sobre a violência doméstica contra a mulher.
A influência irresponsável de influenciadores digitais na promoção de jogos de azar pode resultar em graves consequências jurídicas na esfera cível e criminal.
STF estende lei Maria da Penha a casais homoafetivos, reconhecendo a omissão legislativa na proteção de homens GBTI+ em contextos de violência doméstica.
O embate entre Judiciário e Legislativo na política de drogas, tensão gerada pelas decisões e propostas em torno da criminalização e descriminalização.